Gostou do artigo? Compartilhe!

Britânicos realizam transplante de um coração ainda batendo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Um britânico de 58 anos tornou-se a primeira pessoa da Grã-Bretanha a receber um coração1 transplantado ainda com batimentos. A cirurgia, conduzida por uma equipe de cirurgiões do Papworth Hospital, em Cambridge, no dia 22 de maio, foi possível devido a um novo sistema de conservação (Transmedics Organ Care System) que permite que o coração1, após ser removido do doador, seja armazenado numa máquina capaz de mantê-lo batendo com sangue2 aquecido, enriquecido com nutrientes e oxigenado.

Estudos indicam que quanto mais rápido o órgão chegue ao paciente, maior a possibilidade de sucesso do transplante. No método convencional, o prazo máximo de armazenamento para um coração1 após a retirada é de quatro a seis horas. Dados internacionais mostram que o resultado dos pacientes que recebem um coração1 quatro horas após sua remoção do doador é pior do que os que recebem o órgão imediatamente.

A tecnologia convencional mantém órgãos esperando para serem transplantados em um estado frio, sem circulação3 do sangue2. Com o novo método, os cirurgiões terão a oportunidade de avaliar o órgão detalhadamente antes do transplante. Os órgãos também poderão ser transportados entre locais mais distantes, aumentando o número de órgãos aproveitados, assim como o de possíveis receptores.

Fonte
Papworth Hospital
UK Transplant
NEWS.MED.BR, 2006. Britânicos realizam transplante de um coração ainda batendo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1315/britanicos-realizam-transplante-de-um-coracao-ainda-batendo.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Coração: Órgão muscular oco localizado no tórax, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em um adulto, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células do nosso organismo.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
Gostou do artigo? Compartilhe!