Gostou do artigo? Compartilhe!

Biomarcador pode ajudar a orientar a terapia do câncer de mama e evitar a resistência aos medicamentos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Biólogos do MIT identificaram um novo biomarcador que pode revelar se pacientes com um tipo particularmente agressivo de câncer1 de mama2 serão ajudados pelo paclitaxel (comercialmente conhecido como Taxol), um dos medicamentos mais comumente usados para tratar este tipo de câncer1.

Os resultados poderiam oferecer aos médicos uma nova maneira de escolher os medicamentos para tratar este tipo de câncer1 de mama2, conhecido como triplo negativo, porque falta nele os três marcadores de câncer1 de mama2 mais comuns: receptor de estrogênio, receptor de progesterona e proteína HER-2. O biomarcador, uma proteína chamada MENA, tem demonstrado ajudar as células3 cancerosas a se espalhar pelo corpo.

Os pesquisadores também mostraram que combinar paclitaxel com outra droga que interfere com os efeitos da MENA pode matar as células3 muito mais eficazmente do que o uso de paclitaxel como monoterapia.

Frank Gertler, professor de biologia do MIT, membro do Koch Institute for Integrative Cancer1 Research e um dos autores do estudo, diz que os resultados da pesquisa sugerem que durante o curso do tratamento pode valer a pena monitorar o nível de MENA dos pacientes. Se os níveis começam a aumentar, isso pode sugerir que mudar para outro tipo de terapia pode ser útil aos pacientes em questão.

O estudo foi publicado pela revista Molecular Cancer1 Therapeutics. Madeleine Oudin é a autora principal da publicação.

Leia mais em:

 

Fonte: Molecular Cancer1 Therapeutics, de 3 de novembro de 2016

 

NEWS.MED.BR, 2016. Biomarcador pode ajudar a orientar a terapia do câncer de mama e evitar a resistência aos medicamentos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1281653/biomarcador-pode-ajudar-a-orientar-a-terapia-do-cancer-de-mama-e-evitar-a-resistencia-aos-medicamentos.htm>. Acesso em: 5 jun. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
Gostou do artigo? Compartilhe!