Impacto da hipertensão na função cognitiva: declaração científica da American Heart Association
A demência1 relacionada com a idade avançada, mais comumente causada pela doença de Alzheimer2 ou por fatores cerebrovasculares (demência1 vascular3), é uma grande ameaça para a saúde4 pública. A hipertensão arterial5 crônica é um fator de risco6 bem estabelecido para ambos os tipos de demência1, mas a ligação entre hipertensão7 e seu tratamento e cognição8 permanece mal compreendida.
Nesta declaração científica, uma equipe multidisciplinar de especialistas examina o impacto da hipertensão7 na cognição8 para avaliar o estado do conhecimento, identificar lacunas e fornecer orientações futuras.
Saiba mais sobre "Hipertensão7", "Demência1", "Mal de Alzheimer9" e "Perda de memória".
Autores com conhecimentos relevantes foram selecionados para contribuir para esta declaração da American Heart Association. Os membros do painel receberam tópicos relevantes para suas áreas de especialização, revisaram a literatura e resumiram os dados disponíveis.
Os resultados mostram que a hipertensão7 perturba a estrutura e a função dos vasos sanguíneos10 cerebrais, conduz à lesão11 isquêmica de regiões críticas da substância branca para a função cognitiva12 e pode promover a doença de Alzheimer2. Há forte evidência de uma influência deletéria da hipertensão7 de meia-idade na função cognitiva12 tardia, mas o impacto cognitivo13 da hipertensão7 tardia é menos claro. Estudos observacionais demonstraram um efeito cumulativo da hipertensão7 sobre o dano cerebrovascular, mas a evidência dos ensaios clínicos14 de que o tratamento anti-hipertensivo melhora a cognição8 não é conclusiva.
Depois de analisar cuidadosamente a literatura, o grupo de especialistas concluiu que havia dados insuficientes para fazer recomendações baseadas em evidências. No entanto, o tratamento criterioso da hipertensão arterial5, levando em conta os objetivos do cuidado e as características individuais (por exemplo, idade e comorbidades15), parece justificado para salvaguardar a saúde4 vascular3 e, consequentemente, a saúde4 do cérebro16.
Veja também "Envelhecimento saudável" e "Considerações sobre a aposentadoria".
Fonte: Hypertension, em 10 de outubro de 2016