Gostou do artigo? Compartilhe!

Quando levar o bebê para tratamento de urgência? Revista The Lancet publica sete sintomas que, reconhecidos pelos pais, podem salvar vidas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Especialistas em pediatria publicaram, na revista médica The Lancet, um checklist para identificar sete sintomas1 e sinais2 de doenças graves que acometem bebês3 antes dos dois meses de idade, que requerem tratamento de urgência4 em hospital e que podem ser reconhecidos por mães, babás ou profissionais da área de saúde5.


Cerca de quatro milhões de bebês3 morrem no mundo antes de completarem um mês. Três quartos deles morrem antes da primeira semana de vida - principalmente por doenças infecciosas, complicações do parto e prematuridade.


Em artigo publicado na revista médica The Lancet, os especialistas criaram uma lista de sete sinais2 e sintomas1 que auxiliam na identificação de doenças graves que podem acometer bebês3 antes dos dois meses de idade.


Os sete sinais2 e sintomas1 são:


  1. Dificuldade para se alimentar

  2. História de convulsão6

  3. Movimentação presente apenas quando o bebê é estimulado

  4. Freqüência respiratória igual ou acima de 60 movimentos respiratórios por minuto

  5. Respiração realizada com esforço, caracterizada por movimentos torácicos severos

  6. Temperatura axilar acima de 37,5° Celsius

  7. Temperatura axilar abaixo de 35,5° Celsius

 

Martin Weber, da Organização Mundial de Saúde5 de Jakarta, afirma que a mortalidade infantil7 pode ser reduzida apenas quando cuidados médicos estão disponíveis para o atendimento de crianças. Para isso é essencial que as famílias saibam reconhecer estes sinais2 de gravidade e encaminhem ao hospital os bebês3 que precisam de assistência médica imediata.


Fonte: The Lancet

 

Para acompanhar o crescimento do seu filho: www.centralx8.com.br/crianca

NEWS.MED.BR, 2008. Quando levar o bebê para tratamento de urgência? Revista The Lancet publica sete sintomas que, reconhecidos pelos pais, podem salvar vidas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/12741/quando-levar-o-bebe-para-tratamento-de-urgencia-revista-the-lancet-publica-sete-sintomas-que-reconhecidos-pelos-pais-podem-salvar-vidas.htm>. Acesso em: 16 out. 2019.

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
4 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Convulsão: Episódio agudo caracterizado pela presença de contrações musculares espasmódicas permanentes e/ou repetitivas (tônicas, clônicas ou tônico-clônicas). Em geral está associada à perda de consciência e relaxamento dos esfíncteres. Pode ser devida a medicamentos ou doenças.
7 Mortalidade Infantil: A taxa de mortalidade infantil é o quociente entre os óbitos de menores de um ano ocorridos em uma determinada unidade geográfica e período de tempo, e os nascidos vivos da mesma unidade nesse período, segundo a fórmula: Taxa de Mortalidade Infantil = (Óbitos de Menores de 1 ano / Nascidos Vivos) x 1.000
8 Centralx: Empresa fornecedora de produtos e serviços na área de medicina. Fundada em 1989 a Centralx é líder no mercado de softwares e sistemas de informação médicos no Brasil.
Gostou do artigo? Compartilhe!