Gostou do artigo? Compartilhe!

Pressão arterial é mais difícil de ser controlada no inverno segundo estudo apresentado na reunião científica da American Heart Association

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Segundo estudo apresentado na reunião científica anual da American Heart Association, os hipertensos em tratamento com anti-hipertensivos conseguem atingir um melhor controle da pressão arterial1 no verão.

A pesquisa epidemiológica foi conduzida em hospitais de veteranos de guerra e apresentada nas sessões científicas da American Heart Association em novembro de 2007 em Orlando.

Os investigadores acompanharam os registros de saúde2 de 443.632 veteranos com hipertensão3 em 15 hospitais durante 5 anos. Para entrar na pesquisa, os participantes apresentaram leituras de 140 mmHg na pressão sistólica4 ou 90 mmHg na diastólica em três ocasiões diferentes. Os participantes eram homens de 66 anos, em média. Apesar do uso correto das medicações para tratar hipertensão3, as leituras das pressões foram mais altas nos meses do inverno, apresentando índices 7,6% menores no verão.

As especulações sobre o assunto são de que a pressão arterial1 é mais alta no inverno pois as pessoas tendem a comer quantidades maiores de alimentos, ganham mais peso e se exercitam menos durante meses frios, diz Fletcher, chefe do centro médico em Washington.

Em pesquisa futura, Fletcher e sua equipe irão explorar se existe relação entre o ganho de peso e o aumento da pressão arterial1 no inverno. Os resultados do estudo indicam uma necessidade maior de atenção para controlar a pressão arterial1 durante os meses do inverno. Os médicos devem intensificar o monitoramento da pressão arterial1 de seus pacientes hipertensos e avaliar a necessidade de um aumento das doses das medicações usadas para controlar a pressão arterial1 nesta época do ano, além de orientar uma dieta saudável e um regime de atividades físicas regulares, que devem ser mantidas durante todo o ano.

Fonte: Docnews

NEWS.MED.BR, 2008. Pressão arterial é mais difícil de ser controlada no inverno segundo estudo apresentado na reunião científica da American Heart Association. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/12680/pressao-arterial-e-mais-dificil-de-ser-controlada-no-inverno-segundo-estudo-apresentado-na-reuniao-cientifica-da-american-heart-association.htm>. Acesso em: 31 mar. 2020.

Complementos

1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
4 Pressão sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco. É também chamada de pressão máxima.
Gostou do artigo? Compartilhe!