Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo identifica aminoácido responsável por controlar a função circadiana - nosso "relógio biológico"

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo demonstra que, apesar de o processo envolver vários genes complexos, a regulação do nosso “relógio biológico” está condicionada, em última instância, à ação de um único aminoácido. Os cientistas demonstraram que o gene CLOCK controla a atividade intrínseca da histona acetilcolinesterase e que a função deste aminoácido contribui para os eventos de remodelação da cromatina1 implicados na expressão dos genes envolvidos no controle do ritmo circadiano2. A função circadiana é controlada pela acetilação do gene BMAL1 mediada pelo gene CLOCK, os quais são controlados por este aminoácido.

 

Os cientistas, da Universidade da Califórnia, publicaram na edição de dezembro da revista científica Nature esta descoberta, que pode auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para os distúrbios do sono. É uma nova possibilidade para o desenvolvimento de tratamentos mais individualizados, já que o tratamento disponível até o momento somente atua em um neurotransmissor, chamado GABA3.

 

Fonte: Nature

NEWS.MED.BR, 2007. Estudo identifica aminoácido responsável por controlar a função circadiana - nosso "relógio biológico". Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/12337/estudo-identifica-aminoacido-responsavel-por-controlar-a-funcao-circadiana-nosso-quot-relogio-biologico-quot.htm>. Acesso em: 9 dez. 2019.

Complementos

1 Cromatina: Também conhecida como cariotina. É a substância constituinte do cromossomo da célula eucarionte e composta de ADN, ARN e proteínas.
2 Ritmo circadiano: Também conhecido como ciclo circadiano, o ritmo circadiano representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. Uma das funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico, controlando o sono e o apetite. Através de um marca-passo interno que se encontra no cérebro, o ritmo circadiano regula tanto os ritmos materiais quanto os psicológicos, o que pode influenciar em atividade como: digestão em vigília, renovação de células e controle de temperatura corporal.
3 GABA: GABA ou Ácido gama-aminobutírico é o neurotransmissor inibitório mais comum no sistema nervoso central.
Gostou do artigo? Compartilhe!