Gostou do artigo? Compartilhe!

Dieta rica em carnes vermelhas e doces pode aumentar o risco de reincidência do câncer de cólon

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pessoas que já tiveram câncer1 de cólon2 devem prestar atenção aos seus hábitos alimentares. Uma dieta rica em carnes vermelhas, alimentos gordurosos e excesso de doces pode aumentar o risco de reaparecimento do tumor3.

O câncer1 de cólon2 pode ser tratado com sucesso em várias ocasiões com cirurgia, quimioterapia4, radioterapia5 ou com a combinação dessas práticas. A dieta de pessoas que sobreviveram ao câncer1 de cólon2 pode ter impacto na reincidência6 do tumor3, portanto eles devem prestar atenção aos seus hábitos alimentares para diminuir a chance de recorrência7, dizem os pesquisadores do Dana-Farber Cancer1 Institute.

 

Muitos estudos mostraram que os alimentos ingeridos ao longo da vida influenciam no desenvolvimento de tumores de cólon2, comuns em pessoas acima de 50 anos de idade. Uma dieta rica em gorduras, especialmente as que incluem excesso de gordura8 animal e carnes vermelhas ou processadas, pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer1 de cólon2. Entretanto, pouco se sabe sobre o impacto desses alimentos em pessoas que já tiveram câncer1 previamente.

 

O peso corporal e os exercícios físicos também influenciam. Há evidências de que pessoas com excesso de peso sobrevivem por menos tempo que pessoas com peso ideal, enquanto pessoas que praticam atividade física regularmente sobrevivem mais que os sobreviventes que não praticam exercícios físicos.

 

Os pesquisadores estudaram pessoas no estágio III da doença (câncer1 de cólon2 que se espalhou para linfonodos9, mas não para outros órgãos do corpo). Todos os participantes foram tratados com cirurgia e usaram quimioterapia4 no pós-operatório. Durante a quimioterapia4 e 6 meses após, os participantes responderam questionários sobre seus hábitos alimetares e foram acompanhados por cerca de 5 anos. As conclusões do estudo foram publicadas no Journal of the American Medical Association (JAMA).

 

Pessoas com dietas ricas em carnes vermelhas, doces e gorduras tinham um risco 3 vezes maior de desenvolver uma recaída de seu tumor3 quando comparadas àquelas que ingeriam mais peixe, frango, grãos, frutas e vegetais. Eles também tinham um risco aumentado de morte por qualquer outra causa. O risco permanecia aumentado quando foram corrigidos os fatores de risco como idade, índice de massa corporal10, exercícios, número de linfonodos9 afetados pelo câncer1 e tipo de quimioterapia4 recebida.

 

Este estudo não prova que uma dieta rica em carnes vermelhas, doces e gorduras seja responsável pela recorrência7 do câncer1 de cólon2, mas sugere que as pessoas que prestam atenção ao que comem podem ter um impacto positivo na sua vida em relação ao câncer1 de cólon2, às doenças cardiovasculares11 e outros tipos de tumores. São necessários outros estudos para mostrar quais os aspectos de uma dieta que podem ajudar na prevenção do câncer1 de cólon2.

 

Os sobreviventes do câncer1 de cólon2 devem se preocupar em manter um peso corporal adequado e praticar atividades físicas regularmente.

 

Fonte: American Cancer1 Society

NEWS.MED.BR, 2007. Dieta rica em carnes vermelhas e doces pode aumentar o risco de reincidência do câncer de cólon. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11759/dieta-rica-em-carnes-vermelhas-e-doces-pode-aumentar-o-risco-de-reincidencia-do-cancer-de-colon.htm>. Acesso em: 18 out. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Cólon:
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
5 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
6 Reincidência: 1. Ato ou efeito de reincidir ou repetir. 2. Obstinação, insistência, teimosia.
7 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
8 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
9 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
10 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
11 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
Gostou do artigo? Compartilhe!