Atalho: 5VI8YNQ
Gostou do artigo? Compartilhe!

Ômega 3 pode prevenir a retinopatia por reduzir a neovascularização patológica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo publicado na revista científica Nature Medicine mostra que a maior ingestão de ácidos graxos ômega 3 reduz a angiogênese1 patológica na retina2, contribuindo para a prevenção de doenças oculares, como a retinopatia da prematuridade e a retinopatia diabética3.

O aumento da ingestão de fontes de ômega 3 ou de seus produtos bioativos, como peixes e certos vegetais, reduz o desenvolvimento incontrolado de novos vasos sangüíneos4 na retina2 (neovascularização5 patológica – que caracteriza o estágio mais avançado da retinopatia diabética3 e participa da patogênese6 da retinopatia da prematuridade).

Os especialistas recomendam a ingestão de suplementos de ômega 3 para prevenir a retinopatia. O efeito protetor deste tipo de ácido graxo é mediado, em parte, pela supressão do fator de necrose7 tumoral alfa, citoquina8 inflamatória encontrada na microglia associada com vasos retinianos.

A retinopatia da prematuridade e a retinopatia diabética3 são as principais causas de cegueira em crianças e pessoas de meia idade, respectivamente.

 

Fonte: Nature Medicine

NEWS.MED.BR, 2007. Ômega 3 pode prevenir a retinopatia por reduzir a neovascularização patológica. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11397/omega-3-pode-prevenir-a-retinopatia-por-reduzir-a-neovascularizacao-patologica.htm>. Acesso em: 23 jul. 2019.

Complementos

1 Angiogênese: O crescimento de novos vasos sanguíneos, seja espontâneo ou induzido por medicamentos. O crescimento destes novos vasos sanguíneos pode ajudar a melhorar uma doença oclusiva das artérias coronárias, criando novos caminhos para a passagem do sangue
2 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
3 Retinopatia diabética: Dano causado aos pequenos vasos da retina dos diabéticos. Pode levar à perda da visão. Retinopatia não proliferativa ou retinopatia background Caracterizada por alterações intra-retinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e à oclusão vascular que pode ou não ocorrer. São encontrados microaneurismas, edema macular e exsudatos duros (extravasamento de lipoproteínas). Também chamada de retinopatia simples.
4 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
5 Neovascularização: Crescimento de novos e pequenos vasos sangüíneos. Na retina, pode estar associado à perda de visão.
6 Patogênese: Modo de origem ou de evolução de qualquer processo mórbido; nosogenia, patogênese, patogenesia.
7 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
8 Citoquina: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
Gostou do artigo? Compartilhe!