Echinaceae pode reduzir a chance de desenvolver um resfriado em 58%
Artigo de revisão, publicado na revista médica The Lancet, afirma que a Echinaceae pode reduzir a chance de pegar um resfriado em 58% e a duração do resfriado em 1,4 dias.
A Echinacea é uma planta nativa da América do Norte e a ela são atribuídas propriedades imunoestimulantes. Seu extrato é usado na profilaxia e tratamento complementar de infecções1 respiratórias, como gripe2, resfriado comum, faringite3, rinite4 e sinusite5. O medicamento, no entanto, só deve ser usado mediante prescrição médica.
O Dr. Craig e colaboradores da Universidade de Connecticut (University of Connecticut School of Pharmacy), nos EUA, dizem que o mecanismo de ação subjacente aos efeitos imunoestimulantes atribuídos à planta permanece não esclarecido. Eles acreditam que três substâncias presentes na Echinaceae - alcamidas, ácido chicórico e polissacarídeos - podem induzir a um aumento da imunidade6, mas desconhecem o verdadeiro mecanismo de ação.
Em testes nos quais os pacientes eram inoculados diretamente com o rinovírus (um dos vírus7 causadores do resfriado comum) o consumo da planta conseguiu reduzir a incidência8 do desenvolvimento da doença em 35%.
Fonte: The Lancet