Consumo diário de óleo de fígado de bacalhau pode reduzir sintomas depressivos
Estudo publicado no Journal of Affective Disorders relata que, por ser rico em ácidos graxos ômega 3, o consumo diário de uma colher de óleo de fígado1 de bacalhau pode reduzir sintomas2 de depressão e ansiedade. O trabalho também sugere que as pessoas que consomem o óleo de fígado1 de bacalhau por mais tempo ficam menos deprimidas.
Foram usados dados do estudo “The Hordaland Health Study ‘97–'99” (HUSK), realizado na Noruega com 21.835 pessoas com idade entre 40–49 e 70–74 anos. Os sintomas2 de depressão e ansiedade foram avaliados pela escala “Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS)”.
Os usuários de óleo de fígado1 de bacalhau tinham uma possibilidade significativamente menor de apresentar sintomas2 depressivos do que os que não usavam o produto, depois de ajustes para fatores que podem confundir os resultados, como idade, sexo, hábito de fumar, consumo de café, consumo de álcool, atividade física e educação.
Entre os participantes do estudo, 8,9% consumiam óleo de fígado1 de bacalhau diariamente. Sintomas2 depressivos atingiram 2,5% dos usuários de óleo de fígado1 de bacalhau, comparados a 3,8% no resto da população. Além disso, a prevalência3 de altos níveis de sintomas2 depressivos diminuía com o aumento na duração (0-12 meses) do uso de óleo de fígado1 de bacalhau. Esta última associação só foi estudada na população com idade entre 40 a 46 anos.