news.med.br  -  Tecnologia e Saúde
Um robô de um centímetro com corpo macio e escamas metálicas inspiradas em pangolins pode estancar sangramentos ou destruir células1 de dentro do corpo usando calor, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications. O pequeno robô pode mudar de forma e produzir calor, sendo capaz de incinerar células1 cancerígenas ou parar hemorragias2, tudo isso de dentro do corpo. Ele também poderia ser usado para transportar medicamentos diretamente para tumores ou locais de difícil acesso, como artérias3.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
3 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
   [Mais...]

Uma pílula foi usada para estimular eletricamente as células1 do estômago2 em porcos para aumentar os níveis de grelina, um hormônio3 que regula a fome e alivia a náusea4. Se a tecnologia se traduzir em humanos, poderia tratar náuseas5, vômitos6 e falta de apetite em pessoas com distúrbios alimentares ou em tratamento para câncer7. As descobertas foram publicadas na revista Science Robotics. Dez minutos após a estimulação, a grelina aumentou cerca de 40% em porcos que foram estimulados, enquanto a grelina diminuiu cerca de 50% em porcos que não foram.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
3 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
4 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
5 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
6 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Um pequeno dispositivo semelhante a uma pílula pode medir quanta radiação de raios X está sendo entregue aos tumores gastrointestinais durante a radioterapia1. O dispositivo poderia assim permitir que os médicos calibrem o tratamento de pessoas que recebem radioterapia1 para certos tumores. O estudo, publicado na revista Nature, descreve o desenvolvimento desse dosímetro de raios X deglutível para o monitoramento em tempo real da radioterapia1.
1 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
   [Mais...]

Pesquisadores aproveitaram uma “seringa” molecular que alguns vírus1 e bactérias usam para infectar seus hospedeiros e a colocaram para trabalhar, fornecendo proteínas2 potencialmente terapêuticas para células3 humanas cultivadas em laboratório. A técnica emprestada da natureza e aprimorada usando inteligência artificial poderia estimular o desenvolvimento de melhores sistemas de administração de medicamentos. A descoberta foi publicada na revista Nature. Graças a essas “nanoseringas” bacterianas ajustadas para atingir células3 humanas desenvolvidas, pode ser possível injetar proteínas2 em células3 específicas do corpo. Isso poderia levar a tratamentos mais seguros e eficazes para uma ampla gama de condições, incluindo o câncer4.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, revelaram um protótipo de dispositivo que pode imprimir células1 vivas diretamente em 3D em órgãos internos e potencialmente ser usado como uma ferramenta cirúrgica endoscópica completa. A pesquisa foi detalhada em um artigo publicado na revista Advanced Science. O dispositivo de prova de conceito2, conhecido como F3DB, apresenta uma cabeça3 giratória altamente manobrável que “imprime” a biotinta, presa à extremidade de um braço robótico longo e flexível em forma de cobra, que pode ser controlado externamente. A pequena bioimpressora 3D flexível tem a capacidade de ser inserida no corpo como um endoscópio e fornecer biomateriais multicamadas diretamente na superfície de órgãos e tecidos internos.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Prova de conceito: Prova de conceito (PoC ou Proof of Concept) é um termo utilizado para denominar um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou artigo técnico. Ela pode ser considerada uma implementação, em geral resumida ou incompleta, de um método ou de uma ideia, realizada com o propósito de verificar se o conceito ou a teoria em questão é susceptível de ser explorado de maneira útil.
3 Cabeça:
   [Mais...]

Um adesivo usado fora da garganta1 pode detectar a fala e transmiti-la mesmo quando a pessoa murmura as palavras silenciosamente. O dispositivo poderia ajudar trabalhadores em ambientes ruidosos ou pessoas com dificuldades de fala a se comunicar. As descobertas foram publicadas na revista Nature Machine Intelligence. A garganta1 artificial vestível e inteligente baseada em grafeno é sensível à fala humana e aos movimentos relacionados à vocalização. O adesivo tem apenas 25 micrômetros de espessura.
1 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
   [Mais...]

Fazer uma ultrassonografia1 em breve pode se tornar tão fácil quanto colocar um esparadrapo na pele2, graças às recentes inovações de uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Pesquisadores desenvolveram um novo dispositivo de ultrassom bioadesivo, ou “adesivo de ultrassom”, que pode fornecer imagens de ultrassom de órgãos, músculos3 e tecidos por 48 horas. Eventualmente o adesivo pode ser usado em casa, trazendo benefícios para qualquer pessoa, mas sendo particularmente valioso para os cuidados de gestantes e atletas. O dispositivo foi descrito em estudo publicado na revista Science e consiste em uma sonda adesiva fina que pareia com um “acoplante” semelhante a gelatina que facilita a transferência de ondas ultrassônicas. O adesivo permite imagens tanto próximas à superfície quanto em até 20 centímetros de profundidade. Testes in vivo mostraram que o dispositivo pode ser usado confortavelmente por 48 horas, e conectar a matriz a uma plataforma de ultrassom disponível comercialmente permitiu imagens contínuas de ultrassom da artéria4 carótida, pulmão5 e abdome6.
1 Ultrassonografia: Ultrassonografia ou ecografia é um exame complementar que usa o eco produzido pelo som para observar em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas internas do organismo (órgãos internos). Os aparelhos de ultrassonografia utilizam uma frequência variada, indo de 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, os quais são interpretados através de computação gráfica.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
4 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
5 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
6 Abdome: Região do corpo que se localiza entre o TÓRAX e a PELVE.
   [Mais...]

A criação de um olho1 biônico que imita o alargamento e o encolhimento da pupila pode nos deixar um pouco mais perto de conseguir ajudar pessoas com certas deficiências visuais. Agora, um grupo de pesquisadores desenvolveu um material fino que enviou sinais2 semelhantes aos de nervos para uma fibra de liga metálica em um modelo de olho1 artificial, fazendo com que a pupila do olho1 se dilatasse e contraísse em resposta a níveis variados de luz. A descoberta foi publicada na revista científica Matter. O material é baseado no mineral perovskita, que é conhecido por atuar como uma sinapse artificial. Uma sinapse é a lacuna entre dois neurônios3 através da qual os sinais2 nervosos são transmitidos, permitindo que as células4 se comuniquem. Em um experimento de laboratório, a equipe adicionou o material de 625 nanômetros de espessura e uma fibra de liga metálica a um olho1 artificial. Quando exposto à luz, o material envia sinais2 neurais para a fibra, que controla a dilatação e a contração da pupila do olho1. Este trabalho pode fornecer orientação para projetar dispositivos e sistemas sinápticos optoeletrônicos.
1 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

As feridas crônicas são profundas e difíceis de reparar. Frequentemente, a parte superior da lesão1 cicatriza antes da parte inferior, de modo que a ferida desaba sobre si mesma. Na revista APL Bioengineering, pesquisadores descrevem o desenvolvimento de uma abordagem para imprimir equivalentes da pele2. O material imita todas as três camadas da pele2, permite estruturas de impressão complexas, e pode desempenhar um papel futuro na facilitação da cicatrização de feridas crônicas. Foi usada a abordagem de manufatura aditiva de camada suspensa para produzir um implante3 contínuo de três camadas, que se assemelha muito à pele2 humana. Uma cultura do modelo demonstrou que, ao longo de 21 dias, os componentes celulares desempenharam um papel fundamental na remodelação da matriz de suporte em arquiteturas comparáveis às da pele2 saudável.
1 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
   [Mais...]

Cientistas criaram um mini estômago1 sofisticado, completo com nervos que coordenam a contração muscular e glândulas2 que produzem ácido, dando esperança de que esses “organoides” possam um dia ser usados para reparar tratos gastrointestinais danificados. Esses organoides estomacais, os mais complexos desenvolvidos até hoje, são feitos com células3 de três camadas encontradas em embriões em desenvolvimento. A descoberta foi publicada na revista Cell Stem Cell, e o artigo descreve como organoides gastrointestinais humanos funcionais podem ser desenvolvidos a partir de três camadas germinativas primárias derivadas separadamente de células-tronco4 pluripotentes.
1 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
2 Glândulas: Grupo de células que secreta substâncias. As glândulas endócrinas secretam hormônios e as glândulas exócrinas secretam saliva, enzimas e água.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
   [Mais...]

» 'Tinta viva' impressa em 3D é feita inteiramente de células bacterianas e pode liberar medicamentos
» Laboratório de inteligência artificial alega ter resolvido “o problema de dobramento de proteínas”: descoberta poderia acelerar o desenvolvimento de medicamentos
» Podcast News.med.br - Notícias das principais revistas médicas internacionais
» Como um smartwatch pode detectar os níveis de drogas / medicamentos no corpo
» FDA permite o marketing da primeira terapêutica digital baseada em jogos para melhorar a função de atenção em crianças com TDAH
» Academia Americana de Pediatria publica lista com maneiras de lidar com o aumento do uso de telas pelas crianças nesse momento de pandemia
» CFM reconhece em caráter de excepcionalidade o uso da telemedicina durante o combate à COVID-19
» Uso de mídias digitais por crianças e adolescentes: as mídias digitais são parte do cenário atual do desenvolvimento e isso é uma verdade incontestável
» Mapeando o coronavírus SARS-CoV-2 – Johns Hopkins University desenvolve painel para acompanhar casos globais online
» Seus pacientes agora podem agendar consultas pelo Site Médico


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos