Gostou do artigo? Compartilhe!

Microfone minúsculo de garganta pode detectar e transmitir palavras silenciosamente pronunciadas

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um adesivo usado fora da garganta1 pode detectar a fala e transmiti-la mesmo quando a pessoa murmura as palavras silenciosamente. O dispositivo poderia ajudar trabalhadores em ambientes ruidosos ou pessoas com dificuldades de fala a se comunicar.

As descobertas foram publicadas na revista Nature Machine Intelligence.

Recentemente, os pesquisadores têm buscado tecnologias para reconhecimento e interação universais de fala que podem funcionar bem com sons sutis ou ambientes ruidosos.

Os sensores acústicos multicanal podem melhorar a precisão do reconhecimento do som, mas levam a dispositivos grandes que não podem ser vestidos. Além disso, os microfones de garganta1 existentes só podem detectar vibrações de fala em volume baixo, não de palavras pronunciadas silenciosamente.

Para resolver esse problema, foi proposta uma garganta1 artificial (GA) vestível e inteligente baseada em grafeno que é sensível à fala humana e aos movimentos relacionados à vocalização. O adesivo tem apenas 25 micrômetros de espessura.

A garganta1 artificial vestível é capaz de reconhecimento e interação de fala de modalidade mista. Sua percepção das modalidades mistas de sinais2 acústicos e movimentos mecânicos permite que a GA adquira sinais2 com uma frequência fundamental baixa enquanto permanece resistente a ruídos.

Os resultados experimentais mostraram que a GA de modalidade mista pode detectar elementos básicos da fala (fonemas, tons e palavras) com uma precisão média de 99,05%.

Demonstrou-se ainda mais suas aplicações interativas para reconhecimento de fala e reprodução3 de voz para deficientes vocais. Ela foi capaz de reconhecer palavras cotidianas vagamente faladas por um paciente com laringectomia com uma precisão de mais de 90% por meio de um modelo de IA conjunto. O conteúdo reconhecido foi sintetizado em fala e reproduzido na GA para reabilitar a capacidade de vocalização do paciente.

Seu processo de fabricação viável, desempenho estável, resistência ao ruído e vocalização integrada tornam a garganta1 artificial uma ferramenta promissora para sistemas de interação e reconhecimento de fala de última geração.

Leia sobre "Fonoaudiologia" e "Câncer4 de laringe5".

 

Fonte: Nature Machine Intelligence, publicação em 23 de fevereiro de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Microfone minúsculo de garganta pode detectar e transmitir palavras silenciosamente pronunciadas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/tecnologia-e-saude/1434740/microfone-minusculo-de-garganta-pode-detectar-e-transmitir-palavras-silenciosamente-pronunciadas.htm>. Acesso em: 20 abr. 2024.

Complementos

1 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
4 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
5 Laringe: É um órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua que permite a passagem de ar para a traquéia. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais.
Gostou do artigo? Compartilhe!