Gostou do artigo? Compartilhe!

Câncer de ovário: FDA aprova o OVA1, novo exame que facilita o diagnóstico e orienta a conduta terapêutica nos tumores de ovário

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Food and Drug  Administration (FDA) liberou um novo teste para detectar o câncer1 de ovário2 em massas pélvicas3 que requerem cirurgia. O exame, chamado OVA1, ajuda os pacientes e os profissionais de saúde4 a decidirem qual tipo de cirurgia deve ser realizado e por quem.

O OVA1 pode ser usado por clínicos gerais e ginecologistas como exame complementar e não deve substituir outros procedimentos clínicos e diagnósticos. O novo exame usa uma amostra de sangue5 para medir os níveis de 5 proteínas6 que mudam devido à presença de um câncer1 de ovário2. O exame combina 5 resultados separados em um score numérico único entre 0 e 10 para indicar a possibilidade de uma massa pélvica7 ser benigna ou maligna.

O OVA1 identifica algumas mulheres que vão se beneficiar ao serem referenciadas a oncologistas ginecológicos para a sua cirurgia, a despeito de resultados negativos de outros exames clínicos ou radiológicos para o câncer1 de ovário2. Se outros exames sugerem câncer1, a referência a oncologistas é o mais apropriado mesmo com o resultado negativo do OVA1.

O American College of Obstetricians and Gynecologists e a Society of Gynecologic Oncologists publicou em 2002 as recomendações para a detecção precoce do câncer1 de ovário2 para ginecologistas e obstetras, as quais incluem referência das pacientes para um oncologista ginecológico quando indicações específicas de malignidade estão presentes.

Estas recomendações e estudos prévios indicam que as pacientes com câncer1 de ovário2 melhoram sua sobrevida8 quando a cirurgia é realizada por oncologistas ginecológicos, ao invés de ginecologistas ou cirurgiões gerais.

Este exame fornece às pacientes e aos profissionais de saúde4 mais informações que auxiliam as decisões médicas que têm impacto na sobrevida8 e na redução de complicações pós-operatórias.

O exame foi desenvolvido pela empresa Vermillion Inc., juntamente com pesquisadores da Johns Hopkins University, em Baltimore.

Fonte: Food and Drug Administration

NEWS.MED.BR, 2009. Câncer de ovário: FDA aprova o OVA1, novo exame que facilita o diagnóstico e orienta a conduta terapêutica nos tumores de ovário. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/41113/cancer-de-ovario-fda-aprova-o-ova1-novo-exame-que-facilita-o-diagnostico-e-orienta-a-conduta-terapeutica-nos-tumores-de-ovario.htm>. Acesso em: 18 out. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Pélvicas: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
7 Pélvica: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
8 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.

Informações selecionadas

Gostou do artigo? Compartilhe!