Gostou do artigo? Compartilhe!

OMS publica o processo de produção da nova vacina contra a gripe suína. A previsão é que ela esteja disponível para uso em setembro de 2009

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A triagem clínica começa este mês e a primeira vacina1 contra gripe2 suína deve estar licenciada para uso na população geral em setembro, segundo o pronunciamento da Organização Mundial de Saúde3 (OMS) sobre o processo de produção da nova vacina1 contra gripe2 suína.

A diretora de pesquisas em vacinação da OMS, Dra. Marie Paul Kieny, esclarece que não há motivo para preocupações em relação à segurança da nova vacina1. Ela afirma, ainda, que a produção da vacina1 tem base em tecnologias já utilizadas e seguras, e que as agências reguladoras estarão alerta na monitorização de quaisquer reações adversas.

Ainda não foi estabelecido quais pessoas receberão primeiramente as vacinas. Provavelmente grávidas e bebês4, mais vulneráveis às complicações da doença. Mas alguns especialistas levantam dúvidas sobre a falta de dados de segurança em vacinar esta população.

A principal preocupação é em relação a uma condição neurológica rara, porém grave, a síndrome5 de Guillain-Barré, que afetou 500 pessoas durante um programa de vacinação contra a gripe2 suína nos EUA em 1976. A síndrome5 de Guillain-Barré, ou polirradiculoneurite aguda, é caracterizada por uma inflamação6 aguda com perda de mielina7 dos nervos periféricos, raízes nervosas8 proximais9 ou nervos cranianos.

A Baxter e a GlaxoSmithKline são as empresas contratadas para disponibilizar as vacinas e ambas iniciarão as triagens clínicas este mês.

 

Conheça todo o processo de fabricação da vacina1

Fonte: OMS

NEWS.MED.BR, 2009. OMS publica o processo de produção da nova vacina contra a gripe suína. A previsão é que ela esteja disponível para uso em setembro de 2009. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/39228/oms-publica-o-processo-de-producao-da-nova-vacina-contra-a-gripe-suina-a-previsao-e-que-ela-esteja-disponivel-para-uso-em-setembro-de-2009.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
6 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
7 Mielina: Bainha, rica em lipídeos e proteínas, que reveste os AXÔNIOS, tanto no sistema nervoso central como no periférico. É um isolante elétrico que permite a condução dos impulsos nervosos de modo mais rápido e energeticamente mais eficiente. É formada pelas membranas de células da glia (CÉLULAS DE SCHWANN no sistema nervoso periférico e OLIGODENDROGLIA no sistema nervoso central). A deterioração desta bainha nas DOENÇAS DESMIELINIZANTES é um sério problema clínico.
8 Raízes nervosas:
9 Proximais: 1. Que se localiza próximo do centro, do ponto de origem ou do ponto de união. 2. Em anatomia geral, significa o mais próximo do tronco (no caso dos membros) ou do ponto de origem (no caso de vasos e nervos). Ou também o que fica voltado para a cabeça (diz-se de qualquer formação). 3. Em botânica, o que fica próximo ao ponto de origem ou à base. 4. Em odontologia, é o mais próximo do ponto médio do arco dental.
Gostou do artigo? Compartilhe!