Atalho: 5VICXJY
Gostou do artigo? Compartilhe!

Descoberta nova bactéria que pode causar problemas cardíacos em humanos, segundo artigo da revista Journal of Medical Microbiology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Artigo publicado este mês na revista Journal of Medical Microbiology relata a descoberta de uma bactéria1 que pode causar graves distúrbios cardíacos em seres humanos. A bactéria1 Bartonella rochalimae pode ser transmitida por pulgas que atacam ratos.

Na pesquisa da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan, os cientistas descrevem que os ratos marrons são os mais comuns da espécie na Europa e podem ser portadores da bactéria1 Bartonella rochalimae.

Desde meados da década de 90, mais de 20 espécies da bactéria1 bartonella foram descobertas. Elas podem causar desde problemas cardíacos até infecções2 no baço3 e no sistema nervoso4.

A nova espécie chamada Bartonella rochalimae foi descoberta recentemente em um paciente com o baço3 dilatado que tinha viajado para a América do Sul. Os cientistas descobriram que os roedores transportam várias espécies de bartonella, como a B. elizabethae, que pode causar endocardite5 (infecção6 de uma parte do revestimento interior do coração7), e B. grahamii, que pode causar neurorretinite (inflamação8 do nervo óptico e da retina9) nos seres humanos.

A principal rota de transmissão ainda é desconhecida, mas os pesquisadores acreditam que estas infecções2 provavelmente estão sendo transmitidas por pulgas de ratos. Eles observaram que a Ctenophathalmus nobilis, um tipo de pulga, pode transmitir diferentes tipos da bactéria1 bartonella.

Foram analisadas amostras de 58 ratos marrons, dois camundongos e três ratos negros. Dos seis roedores portadores da bactéria1 bartonella, cinco eram ratos marrons.

Novos estudos são necessários para dizer se o rato marrom comum pode ser um reservatório da bactéria1 B. rochalimae, disse Chao-Chin Chang, coordenador do estudo.

 

Fonte: Journal of Medical Microbiology - Volume 57

NEWS.MED.BR, 2008. Descoberta nova bactéria que pode causar problemas cardíacos em humanos, segundo artigo da revista Journal of Medical Microbiology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/26860/descoberta-nova-bacteria-que-pode-causar-problemas-cardiacos-em-humanos-segundo-artigo-da-revista-journal-of-medical-microbiology.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Baço:
4 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
5 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
8 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
9 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
Gostou do artigo? Compartilhe!