Atalho: 5UMCZZY
Gostou do artigo? Compartilhe!

Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O ministro da Saúde1, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (17) a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza2 do Sistema Único de Saúde1. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde1. A vacina3 a ser distribuída protege contra os três principais vírus4 que circulam no hemisfério sul, dentre eles o da influenza2 A (H1N1).

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização5.

As complicações da influenza2 (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes6 e hipertensão7) são mais comuns nesses grupos: idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A meta do Ministério da Saúde1, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, cerca de 23,8 milhões de pessoas.

“A vacina3 é segura para todos. Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção8. Somente quem tem alergia9 a ovo10 não pode tomar a vacina”, garantiu o secretário de Vigilância em Saúde1, Jarbas Barbosa. O secretário também esclareceu uma dúvida comum na população: “É impossível pegar gripe11 pela vacina3, como algumas pessoas costumam afirmar. O vírus4 usado nesta vacina3 é inativado”.

Fonte: Ministério da Saúde1

Leia a notícia completa em: Ministério da Saúde1 anuncia estratégia de vacinação da campanha anual contra a gripe11

NEWS.MED.BR, 2011. Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/175542/ministerio-da-saude-gestantes-criancas-menores-de-dois-anos-e-trabalhadores-de-saude-serao-vacinados-a-partir-deste-ano-contra-gripe.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Imunização: Processo mediante o qual se adquire, de forma natural ou artificial, a capacidade de defender-se perante uma determinada agressão bacteriana, viral ou parasitária. O exemplo mais comum de imunização é a vacinação contra diversas doenças (sarampo, coqueluche, gripe, etc.).
6 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
7 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
8 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
9 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
10 Ovo: 1. Célula germinativa feminina (haploide e madura) expelida pelo OVÁRIO durante a OVULAÇÃO. 2. Em alguns animais, como aves, répteis e peixes, é a estrutura expelida do corpo da mãe, que consiste no óvulo fecundado, com as reservas alimentares e os envoltórios protetores.
11 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
Gostou do artigo? Compartilhe!