Gostou do artigo? Compartilhe!

Atualizada lista de Denominações Comuns Brasileiras

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
A Anvisa divulgou, no dia 4/7, a terceira atualização da lista de Denominações Comuns Brasileiras 2005 (DCB 2005). O documento padroniza a nomenclatura e a tradução de termos relacionados a fármacos (princípio ativo) e excipientes (substâncias que não apresentam atividade farmacológica), usados em medicamentos.

As Denominações são utilizadas, por exemplo, no rastreamento de insumos, nos registros de medicamentos e na prescrição médica. Esta terceira atualização foi feita a partir de inclusões e exclusões de substâncias na lista e correção de número CAS existentes na DCB. O CAS é o código de registro, usado mundialmente como referência, atribuído às substâncias químicas pelo Chemical Abstracts Service (CAS) – órgão da Sociedade Americana de Química.

Qualquer profissional ou empresa da área da saúde1 pode contribuir para o aperfeiçoamento da DCB, solicitando inclusão, alteração ou exclusão de denominações, de acordo com os procedimentos determinados pela Anvisa.

O endereço permanente de acesso à lista é “Áreas de Atuação” > “Medicamentos” > “Listas de Medicamentos” > “Denominações Comuns Brasileiras (DCB)

Fonte: Anvisa

NEWS.MED.BR, 2006. Atualizada lista de Denominações Comuns Brasileiras. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1346/atualizada-lista-de-denominacoes-comuns-brasileiras.htm>. Acesso em: 19 set. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!