Gostou do artigo? Compartilhe!

Prêmio Nobel de Medicina 2018 é atribuído a dois pesquisadores da imunoterapia contra o câncer

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O câncer1 mata milhões de pessoas todos os anos e é um dos maiores desafios da humanidade na área de saúde2. Estimulando a capacidade inerente do nosso sistema imunológico3 de atacar as células4 tumorais, os ganhadores do Nobel de Medicina este ano estabeleceram um princípio inteiramente novo para a terapia do câncer1.

O prêmio foi concedido na segunda-feira a James P. Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, por seus trabalhos no desencadeamento do sistema imunológico3 do corpo para atacar o câncer1, um avanço que levou a uma classe totalmente nova de medicamentos e trouxe remissões duradouras para muitos pacientes que já estavam sem opções.

James P. Allison estudou uma proteína conhecida que funciona como um freio no sistema imunológico3. Ele percebeu o potencial de liberar o freio e, assim, liberar nossas células4 imunológicas para atacar tumores. Ele então desenvolveu este conceito em uma nova abordagem para o tratamento de pacientes.

Em paralelo, Tasuku Honjo descobriu uma proteína nas células4 do sistema imunológico3 e, após uma cuidadosa exploração de sua função, acabou revelando que ela também funciona como um freio, mas com um mecanismo de ação diferente. Terapias baseadas em sua descoberta mostraram-se surpreendentemente eficazes na luta contra o câncer1.

Allison e Honjo mostraram como diferentes estratégias para inibir os freios do sistema imunológico3 podem ser usadas no tratamento do câncer1. As descobertas seminais dos dois laureados constituem um marco na luta contra o câncer1.

Saiba mais sobre "Prevenção do câncer1" e "Imunoterapia".

 

Fonte: The Nobel Prize 

 

NEWS.MED.BR, 2018. Prêmio Nobel de Medicina 2018 é atribuído a dois pesquisadores da imunoterapia contra o câncer. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1324918/premio-nobel-de-medicina-2018-e-atribuido-a-dois-pesquisadores-da-imunoterapia-contra-o-cancer.htm>. Acesso em: 19 out. 2018.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
Gostou do artigo? Compartilhe!