Gostou do artigo? Compartilhe!

Primeiro paciente no Reino Unido recebe nova forma de radioterapia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Royal Marsden NHS Foundation Trust e o Institute of Cancer1 Research (ICR), de Londres, fizeram o primeiro tratamento no Reino Unido usando uma nova máquina de radioterapia2 conhecida como Magnetic Resonance Linear Accelerator (MR Linac).

Crédito da foto: © 2018 The Institute of Cancer1 Research. Todos os direitos reservados.

Saiba mais sobre "Radioterapia2".

A MR Linac é a primeira tecnologia do mundo a gerar simultaneamente imagens de ressonância magnética3 e fornecer feixes de radiação de raios-X — permitindo que a radioterapia2 seja ajustada em tempo real e entregue com mais precisão e eficácia do que nunca.

A capacidade de direcionar feixes de radiação aos tumores em tempo real será particularmente eficaz para cânceres que mudam de posição através da respiração, do enchimento da bexiga4 ou de alterações intestinais, e deve reduzir os efeitos colaterais5 para o paciente. Por exemplo, tumores na próstata6, pulmão7, bexiga4 e intestino seriam irradiados em tempo real, permitindo que os feixes de radiação fossem ajustados com maior precisão durante o curso do tratamento.

O primeiro paciente a usar o equipamento para um câncer1 na próstata6 recebeu tratamento de radioterapia2 na MR Linac como parte do estudo clínico PRISM, que é o primeiro do tipo no Reino Unido. Anteriormente, as pessoas só faziam um exame de imagem como parte dos primeiros testes para calibrar a máquina pioneira.

A máquina MR Linac do ICR combina duas tecnologias para adaptar a forma dos raios-X em tempo real e distribuir com precisão as doses de radiação.

O professor Uwe Oelfke, chefe do Joint Department of Physics no The Institute of Cancer1 Research, em Londres, e The Royal Marsden, que lidera o projeto da MR Linac, disse que durante décadas a comunidade de radiação em oncologia sonhou com o dia em que poderiam ver um tratamento em tempo real, tal como o fazem os médicos cirurgiões, e todos estão entusiasmados. Isto é um progresso da radioterapia2, tornando-a ainda mais precisa para combater o câncer1 e evitando a radiação de tecidos saudáveis, visando a melhoria do tratamento do câncer1.

A instalação da MR Linac foi possível graças a uma doação de 10 milhões de libras esterlinas do Medical Research Council (MRC) para o The Institute of Cancer1 Research (ICR), com apoio adicional do Royal Marsden Cancer1 Charity.

Os pesquisadores também foram substancialmente financiados pelo Cancer1 Research UK e pela campanha Stand Up To Cancer1 por grande parte da pesquisa preparatória e agora recebem apoio do NIHR Biomedical Research Center no The Royal Marsden e no ICR.

Veja mais sobre "Câncer1 de próstata6", "Câncer1 colorretal", "Câncer1 de bexiga4" e "Câncer1 de pulmão7".

 

Fonte: The Institute of Cancer1 Research (ICR), em 24 de setembro de 2018

 

NEWS.MED.BR, 2018. Primeiro paciente no Reino Unido recebe nova forma de radioterapia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1324538/primeiro-paciente-no-reino-unido-recebe-nova-forma-de-radioterapia.htm>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
3 Ressonância magnética: Exame que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.
4 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
7 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
Gostou do artigo? Compartilhe!