American Cancer Society reduz idade de rastreamento do câncer colorretal para 45 anos, antes a idade de início era aos 50 anos
Nos Estados Unidos, o câncer1 colorretal (CCR) é o quarto câncer1 mais comumente diagnosticado entre os adultos e a segunda maior causa de morte por câncer1. A American Cancer1 Society (ACS) utilizou uma revisão existente de evidências sistemáticas da literatura de triagem do CCR e análises de modelos de microsimulação, incluindo uma nova avaliação da idade para começar a triagem por raça e sexo e modelagem adicional que incorpora as mudanças na incidência2 de CCR nos EUA, para atualizar a diretriz de rastreamento do câncer1 colorretal.
A triagem com qualquer uma das múltiplas opções está associada a uma redução significativa na incidência2 de CCR através da detecção e remoção de pólipos3 adenomatosos e de outras lesões4 pré-cancerosas e de uma redução na mortalidade5 através da redução da incidência2 e detecção precoce de CCR.
Saiba mais sobre "Pólipos3 intestinais" e "Câncer1 colorretal".
Os resultados das análises de modelagem identificaram estratégias eficientes e modelos recomendáveis que iniciaram a triagem aos 45 anos de idade. O Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da ACS aplicou os critérios de Graus de Recomendações, Avaliação, Desenvolvimento e Avaliação (GRADE) no desenvolvimento e classificação das recomendações. A ACS recomenda que adultos com 45 anos ou mais com risco médio de CCR sejam submetidos a rastreamento regular com exame de fezes de alta sensibilidade ou um exame estrutural (visual), dependendo da preferência do paciente e da disponibilidade do exame. Como parte do processo de triagem, todos os resultados positivos nos testes de triagem não colonoscópios devem ser acompanhados com colonoscopia6 oportuna.
A recomendação para iniciar o rastreamento aos 45 anos é uma recomendação qualificada. A recomendação para rastreamento regular em adultos com 50 anos ou mais é uma forte recomendação. A ACS recomenda (recomendações qualificadas) que:
- Adultos de risco médio, em boa saúde7, com uma expectativa de vida8 de mais de 10 anos continuem a triagem de CCR até os 75 anos de idade.
- Os médicos individualizem as decisões de triagem de CCR para indivíduos com idade entre 76 e 85 anos com base nas preferências do paciente, expectativa de vida8, estado de saúde7 e histórico de triagem anterior.
- Os clínicos desencorajem indivíduos com mais de 85 anos a continuar a triagem de CCR.
As opções para triagem de CCR são: teste imunoquímico fecal anual; teste de sangue9 oculto nas fezes com alta sensibilidade e teste de Guaiac, anualmente; teste de DNA de fezes Multitarget a cada 3 anos; colonoscopia6 a cada 10 anos; tomografia computadorizada10 por colonografia a cada 5 anos e sigmoidoscopia flexível a cada 5 anos.
Leia também sobre "Sangue9 nas fezes", "Exame de sangue9 oculto nas fezes" e "Colonoscopia6".
Fonte: CA: A Cancer1 Journal for Clinicians, em 30 de maio de 2018