Gostou do artigo? Compartilhe!

Retinopatia diabética pode estar relacionada à deficiência de vitamina D

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Meta-análise encontra ligação entre retinopatia diabética1 e baixos níveis da vitamina2 D. Este trabalho foi apresentado no The 25th Annual Scientific & Clinical Congress da American Association of Clinical Endocrinologists (AACE).

Pacientes diabéticos que também tenham sido diagnosticados com deficiência de vitamina2 D podem estar em risco de desenvolver retinopatia diabética1. Em uma revisão sistemática e meta-análise que incluiu 11 publicações e estudos observacionais, envolvendo cerca de 6.000 indivíduos, os pacientes diabéticos com deficiência de vitamina2 D eram 26,7% mais propensos a ter retinopatia diabética1 do que os pacientes que não tinham deficiência desta vitamina2.

Houve um menor nível sérico estatisticamente significativo de 25-hidroxivitamina D em subgrupos de pacientes com retinopatia diabética1 em comparação com grupos de controle, com uma diferença média de -2,25 ng/mL (IC 95%: -3,64 a -0,87, P=0,001).

Embora os resultados não mostrem uma relação de causa e efeito, os pesquisadores recomendam que pacientes diabéticos e também com baixo nível de vitamina2 D façam avaliações oftalmológicas para verificar a presença ou não de retinopatia diabética1, pois eles podem estar em maior risco que as pessoas sem esta deficiência.

No entanto, é importante lembrar que este estudo foi apresentado em uma conferência e suas conclusões devem ser consideradas preliminares até que se tenha como base um estudo controlado, randomizado3 e prospectivo4 que avalie se a deficiência de vitamina2 D tem uma relação de causa e efeito com a retinopatia diabética1.

Pesquisas futuras devem tentar determinar se a suplementação5 de vitamina2 D tem benefício clínico e é um mecanismo de proteção contra o desenvolvimento e progressão da retinopatia diabética1.

 

Fonte: The 25th Annual Scientific & Clinical Congress - AACE. 25 a 29 de maio de 2016, resumo número 309

NEWS.MED.BR, 2016. Retinopatia diabética pode estar relacionada à deficiência de vitamina D. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1264139/retinopatia-diabetica-pode-estar-relacionada-a-deficiencia-de-vitamina-d.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Retinopatia diabética: Dano causado aos pequenos vasos da retina dos diabéticos. Pode levar à perda da visão. Retinopatia não proliferativa ou retinopatia background Caracterizada por alterações intra-retinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e à oclusão vascular que pode ou não ocorrer. São encontrados microaneurismas, edema macular e exsudatos duros (extravasamento de lipoproteínas). Também chamada de retinopatia simples.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
5 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
Gostou do artigo? Compartilhe!