Gostou do artigo? Compartilhe!

Anvisa apreende vacina falsificada contra gripe. Veja como diferenciar o produto original do falsificado.

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo país, do produto falsificado “vacina contra gripe1 FLUARIX”. A vacina2 original é fabricada pela GlaxoSmithkline Brasil Ltda (GSK). Entretanto, desde 2004, a empresa não comercializa o produto com a marca “Fluarix” e sim “vacina de vírus3 inativado contra gripe”. A apreensão foi publicada no Diário Oficial do dia 6 de abril.

A descoberta da falsificação ocorreu após contato de uma farmácia de Coronel Fabriciano (MG) com a empresa, informando que a vacina2 estava sendo oferecida ao estabelecimento. Como a GSK ainda não efetuou qualquer venda de vacina2 contra a gripe1 em 2006, orientou a farmácia a adquirir o produto e encaminhá-lo para a empresa. Após avaliação, foi constatado que se tratava de produto falsificado.

O produto falsificado é oferecido em embalagem contendo 12 seringas pré-enchidas de 0,5 ml acondicionadas, sem cartucho, em caixas de isopor de 650 ml, com etiqueta identificando o produto. Já o original contém cartucho para uma seringa4 pré-enchida de 0,5 ml ou cartucho contendo 10 ampolas de 0,5 ml. O falsificado não possui identificação do número de lote e validade.

A seringa4 do produto original tem 8,5 cm de comprimento e o falso 9,3 cm. Outras diferenças encontradas na bula, no rótulo ou na seringa4 permitem reconhecer a falsificação (PDF). Como se trata de um produto falsificado, o conteúdo do medicamento é desconhecido.

Em caso de dúvida ou suspeita sobre a vacina2, o usuário deve fazer a denúncia para o serviço de atendimento ao consumidor do laboratório GSK (pelo número 0800 701 22 33), para a Anvisa (pelo e-mail gfimp@anvisa.gov.br) ou procurar a Vigilância Sanitária do seu município ou estado.

Saiba como diferenciar o produto original do falsificado

Fonte: Anvisa

NEWS.MED.BR, 2006. Anvisa apreende vacina falsificada contra gripe. Veja como diferenciar o produto original do falsificado.. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1248/anvisa-apreende-vacina-falsificada-contra-gripe-veja-como-diferenciar-o-produto-original-do-falsificado.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
2 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
Gostou do artigo? Compartilhe!