Mais de 6,2 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus HIV
De acordo com pesquisa divulgada na última segunda-feira, dia 11, pelo Ministério da Saúde1 da África do Sul, mais de 6,2 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus2 HIV3. O número se refere ao ano de 2004 e foi conseguido com base em estudo feito com mulheres em maternidades.
Os dados sugerem que a pandemia4 é maior do que se pensava anteriormente. Estatísticas divulgadas em maio pelo governo estimavam que 4,5 milhões de pessoas na África do Sul – que possui uma população de cerca de 40 milhões – são portadoras do vírus2 da Aids.
A epidemia da Aids reduziu a expectativa de vida5 em algumas partes da África para menos de 33 anos, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, publicado pela ONU. O relatório faz um ranking de mais de 170 países, classificando-os de acordo com o padrão de qualidade de vida, usando critérios como expectativa de vida5 e educação. A Noruega encabeçou a lista pelo quarto ano consecutivo. Serra Leoa ficou em último. O Brasil ficou em 72º lugar.
Fonte: ONU