Atalho: 5RC9ZP6
Gostou do artigo? Compartilhe!

Mais de 6,2 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus HIV

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

De acordo com pesquisa divulgada na última segunda-feira, dia 11, pelo Ministério da Saúde1 da África do Sul, mais de 6,2 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus2 HIV3. O número se refere ao ano de 2004 e foi conseguido com base em estudo feito com mulheres em maternidades.

Os dados sugerem que a pandemia4 é maior do que se pensava anteriormente. Estatísticas divulgadas em maio pelo governo estimavam que 4,5 milhões de pessoas na África do Sul – que possui uma população de cerca de 40 milhões – são portadoras do vírus2 da Aids.

A epidemia da Aids reduziu a expectativa de vida5 em algumas partes da África para menos de 33 anos, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, publicado pela ONU. O relatório faz um ranking de mais de 170 países, classificando-os de acordo com o padrão de qualidade de vida, usando critérios como expectativa de vida5 e educação. A Noruega encabeçou a lista pelo quarto ano consecutivo. Serra Leoa ficou em último. O Brasil ficou em 72º lugar.

Fonte: ONU 

NEWS.MED.BR, 2005. Mais de 6,2 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus HIV. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1036/mais-de-6-2-milhoes-de-sul-africanos-estao-infectados-com-o-virus-hiv.htm>. Acesso em: 30 mai. 2020.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
4 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
5 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
Gostou do artigo? Compartilhe!