Atalho: 5RCA0WC
Gostou do artigo? Compartilhe!

Proibido uso de Lidocaína em forma líquida e spray sem dosador

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A Anvisa determinou a proibição do uso, em todo o país, do medicamento Lidocaína, nas formas líquidas (solução oral) para uso interno e na forma spray, que não disponha de aplicador que garanta a exatidão da dose aplicada. Essas formas de apresentação do produto não garantem a segurança aos usuários. Qualquer erro na dosagem pode resultar em altas concentrações da substância no organismo do paciente, levando a reações adversas graves e até mesmo à morte. A decisão da Agência se deve aos riscos da rápida absorção da Lidocaína.

A medida foi tomada depois que três pacientes morreram e 12 apresentaram efeitos adversos após uso do medicamento, no hospital do município de Itagiba, no sul da Bahia. O medicamento é um anestésico utilizado em exames de endoscopia1 digestiva para diminuir o desconforto e os reflexos do esôfago2.

Qualquer relato de reações adversas por uso desses medicamentos deve ser notificado Agência, pelo site www.anvisa.gov.br, no link Eventos Adversos.

Fonte: Anvisa

NEWS.MED.BR, 2005. Proibido uso de Lidocaína em forma líquida e spray sem dosador. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1000/proibido-uso-de-lidocaina-em-forma-liquida-e-spray-sem-dosador.htm>. Acesso em: 23 out. 2021.

Complementos

1 Endoscopia: Método no qual se visualiza o interior de órgãos e cavidades corporais por meio de um instrumento óptico iluminado.
2 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
Gostou do artigo? Compartilhe!