Atalho: 6GWKXPN
Gostou do artigo? Compartilhe!

Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de infarto do miocárdio, em artigo publicado pela revista Heart

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A pesquisa avaliou, prospectivamente, as associações de ingestão de cálcio na dieta e suplementação1 de cálcio com o risco de infarto do miocárdio2, o risco de acidente vascular cerebral3 (AVC) e a mortalidade4 por doenças cardiovasculares5 em geral. Foram analisados os dados de 23.980 participantes da coorte6 de Heidelberg no estudo European Prospective Investigation into Cancer7 and Nutrition. A idade variou entre 35 e 64 anos e os indivíduos envolvidos estavam livres de grandes eventos cardiovasculares ao início do estudo.

Após seguimento médio de 11 anos, 354 infartos do miocárdio8, 260 casos de AVC e 267 mortes cardiovasculares foram documentados. Associações de risco de AVC e de mortalidade4 por doenças cardiovasculares5 foram, em geral, nulas. Os usuários de suplementos de cálcio apresentaram um risco aumentado de infarto do miocárdio2 estatisticamente significativo.

Concluiu-se que aumentar a ingestão de cálcio na dieta não confere importantes benefícios cardiovasculares, enquanto que o uso de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de infarto do miocárdio2.

Fonte: Heart and Education in Heart, publicação online de 23 de maio de 2012

 

NEWS.MED.BR, 2012. Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de infarto do miocárdio, em artigo publicado pela revista Heart. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/300865/suplementos-de-calcio-podem-aumentar-o-risco-de-infarto-do-miocardio-em-artigo-publicado-pela-revista-heart.htm>. Acesso em: 15 mai. 2021.

Complementos

1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
5 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
6 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
7 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
8 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
Gostou do artigo? Compartilhe!