Gostou do artigo? Compartilhe!

EMEA recomenda retirada do Rimonabanto dos países da União Européia. Sanofi-Aventis suspende temporariamente a venda deste medicamento em todo o mundo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A agência européia de medicamentos - The European Medicines Agency (EMEA) - concluiu uma revisão sobre o uso do Acomplia (rimonabanto) e seus efeitos psiquiátricos colaterais. Os resultados mostram que os benefícios do uso não superam os riscos e que a autorização de comercialização deve ser suspensa nos países da União Européia. O Laboratório Sanofi-Aventis optou por suspender temporariamente a venda do medicamento em todos os locais onde é comercializado.

Estudos demonstraram que pacientes que usaram o medicamento Acomplia (rimonanbanto), indicado para auxiliar na perda de peso de obesos e de pessoas com sobrepeso1 com fatores de risco associados, tiveram aproximadamente o dobro de risco de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, comparado àqueles que não fizeram uso do produto.

O rimonabanto era comercializado em 18 países da Europa desde junho de 2006. No Brasil, o medicamento estava registrado desde abril de 2007 e começou a ser comercializado em 2008, após aprovação do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Os pacientes em uso de  Acomplia deverão consultar seus médicos para receber orientações quanto à suspensão do medicamento. Os profissionais de saúde2 devem suspender a prescrição desta medicação e notificar as possíveis reações adversas observadas, principalmente os efeitos colaterais3 psiquiátricos ou neurológicos, por meio da Notivisa.

Fontes:
EMEA
Sanofi-Aventis

 

 
NEWS.MED.BR, 2008. EMEA recomenda retirada do Rimonabanto dos países da União Européia. Sanofi-Aventis suspende temporariamente a venda deste medicamento em todo o mundo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/25380/emea-recomenda-retirada-do-rimonabanto-dos-paises-da-uniao-europeia-sanofi-aventis-suspende-temporariamente-a-venda-deste-medicamento-em-todo-o-mundo.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
 

Links selecionados

Gostou do artigo? Compartilhe!