Atalho: 5GS57GM
Gostou do artigo? Compartilhe!

Anvisa cancela registro dos antiinflamatórios Prexige e Arcoxia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Anvisa suspende a comercialização e o uso, em todo o país, da apresentação de 400mg do antiinflamatório Prexige (Lumiracoxibe), do laboratório Novartis, e da apresentação de 120mg do medicamento Arcoxia (Etoricoxibe), da Merck Sharp e Dohme.

O cancelamento do registro desses produtos faz parte de um processo de trabalho iniciado em julho, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para reavaliar a segurança dos antiinflamatórios não esteróides inibidores da ciclooxigenase (Cox-2). Esta classe de medicamentos será reclassificada e só poderá ser vendida com retenção da receita médica (receituário C1 – branco) pelo estabelecimento farmacêutico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica o cancelamento do registro no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6 de outubro, pois os especialistas entenderam que os riscos da utilização desses medicamentos superam seus benefícios. Os consumidores que estiverem fazendo uso dos medicamentos devem procurar seus médicos para que procedam à substituição dos produtos sem interromper o tratamento.

As apresentações de 60mg e 90mg do medicamento Arcoxia sofrerão adequações nas respectivas bulas para que sejam incluídas advertências de segurança quanto aos níveis pressóricos1 (relativos à pressão alta) e cardiovasculares.

A bula do medicamento Celebra (Celecoxibe), da empresa Pfizer, também sofrerá alterações em sua bula, com novas restrições relativas ao tempo de tratamento e à utilização durante a gravidez2 e o período de amamentação3.

A Anvisa determinou ainda que o antiinflamatório Bextra (Parecoxibe), da Pfizer, terá seu uso restrito aos ambientes hospitalares. A medida deve-se aos riscos inerentes à classe terapêutica4 e à ausência de demonstração de benefícios gastro-intestinais.

Fonte: Anvisa

NEWS.MED.BR, 2008. Anvisa cancela registro dos antiinflamatórios Prexige e Arcoxia. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/24375/anvisa-cancela-registro-dos-antiinflamatorios-prexige-e-arcoxia.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Níveis pressóricos: Em cardiologia, níveis pressóricos são os níveis de pressão arterial.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
4 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Links selecionados

Gostou do artigo? Compartilhe!