Prexige: Câmara Técnica de Medicamentos recomenda à Anvisa o cancelamento do registro do Prexige no Brasil
Em relação à interdição de venda e distribuição, por 90 dias, do antiinflamatório Prexige (Lumiracoxibe), medida adotada pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) de São Paulo (SP), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece que tem monitorado possíveis ocorrências de reações adversas associadas ao medicamento desde que a agência reguladora da Austrália - Therapeutic Goods Administration (TGA) – determinou o cancelamento de seu registro.
No final de maio de 2008 foram concluídas as últimas análises da Anvisa sobre o medicamento. A Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) enviou, nesta semana, um parecer à Anvisa recomendando o cancelamento do registro do produto no país. O documento já foi analisado. Outro parecer, concluído nesta semana pela área de farmacovigilância da Agência, também orientou para o cancelamento do medicamento.
Os pareceres serão apresentados na próxima reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa. Na ocasião, será determinada a continuidade ou não do medicamento no mercado brasileiro.
É importante observar, na bula do medicamento, as contra-indicações principalmente para pacientes1 com problemas renais ou hepáticos. Este e demais medicamentos com tarja vermelha deverão ser somente utilizados sob prescrição de um médico ou cirurgião-dentista, com avaliação prévia dos riscos para cada paciente.
Informações completas em:
Anvisa
Veja também:
Prexige pode estar causando problemas hepáticos graves