Atalho: 64X4HKK
Gostou do artigo? Compartilhe!

Contraceptivos hormonais podem aumentar o risco de aquisição e transmissão do HIV-1, diz estudo do The Lancet Infectious Diseases

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Os contraceptivos hormonais são amplamente utilizados, mas seus efeitos sobre o risco de aquisição ou transmissão do HIV1-1 ainda não são claros. O objetivo do estudo, publicado pelo The Lancet Infectious Diseases, foi avaliar a associação entre uso de contraceptivos hormonais e o risco de uma mulher contrair HIV1-1, e o risco da transmissão do HIV1-1 de mulheres infectadas aos seus parceiros masculinos.

Neste estudo prospectivo2 de coorte3 foram acompanhados 3.790 casais heterossexuais HIV1-1-sorodiscordantes em sete países africanos. Os cientistas compararam as taxas de aquisição do HIV1-1 por mulheres, e a transmissão de HIV1-1 da mulher para o homem entre usuárias de contraceptivos hormonais orais e injetáveis e não-usuárias. O desfecho primário foi a soroconversão do HIV1-1.

Entre 1.314 casais em que o parceiro HIV1-1-soronegativo era do sexo feminino, as taxas de aquisição do HIV1-1 foram de 6,61 por 100 pessoas/ano em mulheres que usavam contraceptivos hormonais, e de 3,78 por 100 pessoas/ano para aquelas não usuárias de contraceptivos (p=0,03). Entre 2.476 casais em que o parceiro HIV1-1-soronegativo era do sexo masculino, as taxas de transmissão de HIV1-1 de mulheres para homens foram de 2,61 por 100 pessoas-ano em casais em que as mulheres usavam contraceptivo hormonal e 1,51 por 100 pessoas-ano em casais em que as mulheres não usavam a contracepção4 hormonal (p = 0,02).

As mulheres devem ser aconselhadas sobre o risco potencialmente maior de aquisição de HIV1-1 e de transmissão deste vírus5 aos seus parceiros com o uso da contracepção4 hormonal, especialmente pelo uso de métodos injetáveis, e sobre a importância da dupla proteção com preservativos masculinos para diminuir o risco do HIV1-1. Métodos contraceptivos não-hormonais ou de baixa dosagem hormonal devem ser considerados por mulheres em risco para HIV1-1.

Estudos clínicos randomizados são necessários para confirmar ou refutar estes achados.

Fonte: The Lancet Infections Diseases, publicação online de 4 de outubro de 2011

NEWS.MED.BR, 2011. Contraceptivos hormonais podem aumentar o risco de aquisição e transmissão do HIV-1, diz estudo do The Lancet Infectious Diseases. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/241930/contraceptivos-hormonais-podem-aumentar-o-risco-de-aquisicao-e-transmissao-do-hiv-1-diz-estudo-do-the-lancet-infectious-diseases.htm>. Acesso em: 20 nov. 2019.

Complementos

1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
3 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
4 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
5 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!