news.med.br  -  Pharma News
Ensaios clínicos1 de fase III mostram que a vacina2 contra o coronavírus da Pfizer é 100% eficaz na proteção de crianças de 12 a 15 anos contra a infecção3, disse a empresa em um comunicado à imprensa. O estudo envolveu 2.260 adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. Nenhuma infecção3 foi relatada no grupo que recebeu a vacina2 produzida pela Pfizer e sua parceira europeia, BioNTech, disse o comunicado. O grupo placebo4 relatou 18 casos de COVID-19. As crianças vacinadas mostraram uma forte resposta de anticorpos5 sem efeitos colaterais6 graves.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
5 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
   [Mais...]

» Vacina da AstraZeneca contra COVID-19: Agência Europeia de Medicamentos e OMS afirmam que os benefícios ainda superam os riscos
» Candidata a vacina contra COVID-19 da Moderna atingiu 94,5% de eficácia, atendendo seu parâmetro de avaliação de eficácia primária
» Pfizer e BioNTech concluem estudo de fase 3 da candidata a vacina contra COVID-19, constatando 95% de eficácia
» Covid-19: o ensaio RECOVERY avaliará "coquetel de anticorpos antivirais"
» FDA autoriza uso emergencial de plasma convalescente como tratamento potencial para a COVID-19
» Estudo de fase 1/2 para descrever a segurança e imunogenicidade de uma candidata a vacina de RNA de COVID-19 (BNT162b1)
» Dexametasona reduz a morte em pacientes hospitalizados com complicações respiratórias graves da COVID-19
» STI-1499, um potente anticorpo anti-SARS-CoV-2, demonstra capacidade de inibir completamente a infecção pelo vírus in vitro em estudos pré-clínicos
» FDA dos Estados Unidos emite autorização de uso emergencial para o remdesivir, um tratamento potencial da COVID-19
» Uma combinação anti-HIV ou outras drogas existentes podem combater o novo coronavírus?


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos