O comitê de produtos medicinais para uso humano da European Medicines Agency (EMA) ou da Agência Europeia de Medicamentos diz que as evidências atuais são insuficientes para dizer que as incretinas podem causar aumento do risco de pancreatite1 e de metaplasia do ducto pancreático2 em pacientes com diabetes tipo 23. No entanto, devido ao seu mecanismo de ação, algumas incertezas permanecem em relação ao efeito destes medicamentos sobre o pâncreas4 no longo prazo e mais estudos estão em andamento, afirmou a agência.
[Mais...]
1 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
2 Ducto Pancreático: Ductos que coletam SUCO PANCREÁTICO do PÂNCREAS e o fornecem ao DUODENO
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).