FDA: Benicar (olmesartana medoxomila), usado para tratar a hipertensão arterial, pode causar diarreia grave e perda de peso substancial
O Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, está alertando que medicamentos à base de olmesartana medoxomila (comercializados como Benicar, Benicar HCT, Azor, Tribenzor e genéricos), usados no tratamento da hipertensão arterial1, podem causar problemas intestinais conhecidos como sprue celíaco, enteropatia glúten2 induzida ou sprue não tropical. O FDA aprovou alterações nas bulas desses medicamentos para incluir este alerta.
Os sintomas3 da enteropatia conhecida como sprue celíaco, enteropatia glúten2 induzida ou sprue não tropical incluem diarreia4 grave, crônica, com perda de peso substancial. A enteropatia pode se desenvolver meses ou anos após o início do uso da olmesartana, e às vezes requer hospitalização. Se os pacientes que tomam olmesartana desenvolvem esses sintomas3 e nenhuma outra causa é encontrada, a medicação deve ser descontinuada e a terapia com outro anti-hipertensivo deve ser avaliada. A descontinuação da olmesartana resultou em melhora clínica dos sintomas3 da enteropatia.
A olmesartana medoxomila é um bloqueador do receptor da angiotensina II, aprovado para o tratamento da hipertensão arterial1, isoladamente ou com outros agentes anti-hipertensivos.
O FDA continuará a avaliar a segurança dos produtos que contêm olmesartana e irá se pronunciar novamente se houver alguma informação adicional.
Fonte: FDA, de 3 de julho de 2013