Zolinza: FDA aprova novo medicamento para câncer de pele
O Food and Drug Administration aprovou um novo medicamento para câncer1 de pele2 no dia 6 de outubro de 2006. O Zolinza (vorinostat) é destinado ao tratamento de um tipo raro de tumor3 de pele2 conhecido como linfoma4 cutâneo5 de células6 T (CTCL), um tipo de linfoma4 que afeta a pele2.
O medicamento foi aprovado para tratamento do tumor3 quando a doença piora, persiste ou retorna após um período de tratamento com outras medicações.
Os pesquisadores relatam que cerca de três em cada um milhão de pessoas recebem o diagnóstico7 de CTCL a cada ano, sendo a maioria homens de meia idade.
Foram feitas duas triagens clínicas envolvendo 107 pessoas com CTCL e o medicamento mostrou resposta satisfatória em 30% dos pacientes após uma média de 168 dias de uso. Os principais efeitos colaterais8 são: embolismo9 pulmonar, desidratação10, trombose11 venosa e anemia12. Podem ocorrer também efeitos gastrointestinais (diarréia13, náuseas14, vômitos15, anorexia16 e constipação17.
Zolinza não foi estudado em mulheres grávidas, mas os resultados em animais sugerem que esta droga possa causar danos ao feto18.
Fonte: Food and Drug Administration