news.med.br  -  Pharma News
Estudo multicêntrico, randomizado1, publicado no The Journal of Pediatrics deste mês, mostrou a eficácia e a segurança do creme MAS063DP (Atopiclair) para o alívio dos sintomas2 da dermatite3 atópica (eczema4) leve ou moderada em bebês5 e crianças.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
4 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
5 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Tonabersat é o primeiro de uma nova classe de medicamentos, os bloqueadores de junção neural, capazes de reduzir a atividade excessiva do cérebro1, um provável fator responsável pelas crises de enxaqueca2. A medicação atua influenciando as interações entre células nervosas3, células4 da glia e nervos.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
3 Células Nervosas: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

» Novidades em medicamentos: conheça o que há de novo no mercado farmacêutico
» Multaq®: novo medicamento reduz em 24% as hospitalizações e mortes por fibrilação atrial
» Amitiza: aprovado pelo FDA o único tratamento disponível para a síndrome do intestino irritável com constipação
» BIA 2-093 : estudo comprova eficácia e segurança do novo antiepiléptico da Bial, licenciado a empresa norte-americana
» Anunciada venda do Rimonabanto nas farmácias brasileiras ainda neste mês
» Abacavir: medicamento contra o HIV é associado a maior risco de infarto
» Esquistossomose: descoberto novo medicamento que trata a doença ao bloquear uma enzima vital ao esquistossomo
» Descoberta de gene relacionado à queda de cabelos pode ajudar no desenvolvimento de medicamentos para tratar a calvície
» Medicamentos novos no mercado: clique e confira as novidades
» Lançamento de medicamentos: informe-se sobre as novidades


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos