Descoberta de gene relacionado à queda de cabelos pode ajudar no desenvolvimento de medicamentos para tratar a calvície
Pesquisadores alemães identificaram um gene ligado à perda capilar1 que pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos para a calvície2. O gene é responsável por uma forma rara de perda capilar1, conhecida como hipotricose simples, uma condição que afeta uma em cada 200 mil pessoas e determina uma perda capilar1 que se inicia na infância.
O estudo, publicado na revista científica Nature Genetics e coordenado pela cientista Regina Betz, do Instituto de Genética Humana da Universidade de Bonn (Institute of Human Genetics), pode ser uma esperança para o desenvolvimento de medicamentos que ajudem a tratar a perda capilar1. As medicações disponíveis atualmente no mercado ajudam a retardar a perda capilar1, mas não estimulam o crescimento de novos folículos pilosos.
Estudando amostras de DNA de 11 membros de uma família da Arábia Saudita que apresenta hipotricose simples, os pesquisadores descobriram que uma mutação3 no gene P2Y5 evita a formação adequada de proteínas4 chamadas receptores de crescimento nos folículos pilosos.
Isto significa que uma substância necessária para estimular o crescimento dos cabelos pode não se acoplar aos receptores, o que explica a perda capilar1. Esta descoberta pode auxiliar no estudo e desenvolvimento de novos medicamentos que atuem sobre essas proteínas4, auxiliando o tratamento da calvície2.
Fonte: Nature Genetics