news.med.br  -  Pharma News
Vacina1 com potencial de oferecer proteção permanente contra os diferentes sorotipos do vírus2 Influenza3 A, agente causal mais comum da gripe4 em todas as faixas etárias, foi testada com sucesso em cobaias. Os primeiros testes com humanos mostraram resultados positivos.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
4 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
   [Mais...]

Novo estudo da Universidade de Cambridge revela que médicos que atendem pacientes em situações de emergência1 médica, como crises alérgicas, podem prescrever adrenalina2 na dose incorreta, uma vez que o rótulo do medicamento pode levar à confusão da dose a ser prescrita.
1 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
2 Adrenalina: 1. Hormônio secretado pela medula das glândulas suprarrenais. Atua no mecanismo da elevação da pressão sanguínea, é importante na produção de respostas fisiológicas rápidas do organismo aos estímulos externos. Usualmente utilizado como estimulante cardíaco, como vasoconstritor nas hemorragias da pele, para prolongar os efeitos de anestésicos locais e como relaxante muscular na asma brônquica. 2. No sentido informal significa disposição física, emocional e mental na realização de tarefas, projetos, etc. Energia, força, vigor.
   [Mais...]

» FDA aprova o Dasatinibe (Sprycel), em dose diária única de 100 miligramas, para o tratamento da leucemia mielóide crônica resistente ao uso de Imatinibe (Glivec)
» Contracep: anticoncepcional injetável tem venda proibida por tempo indeterminado
» Champix: medicamento antitabagismo passa por avaliação do FDA e do MHRA para esclarecer possíveis efeitos sobre comportamento suicida e sonolência
» FDA publica revisão sobre a segurança do uso de salmeterol para o tratamento de asma em crianças com 4 anos ou mais
» Meta-análise sugere que Rimonabanto pode dobrar o risco de depressão e ansiedade
» Estatinas podem promover benefícios inesperados na insuficiência cardíaca, além da diminuição dos níveis de colesterol
» FDA: Dúvidas sobre o uso de Rosiglitazona relacionado ao risco de infarto do miocárdio e morte cardiovascular
» Exubera: Pfizer deixa de comercializar insulina inalável
» Prexige pode estar causando problemas hepáticos graves
» Celsentri®, nova opção de tratamento para pacientes com HIV, é aprovado pela Comissão Européia e pelo FDA


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos