Atalho: 5S1Z0OH
Gostou do artigo? Compartilhe!

Nova vacina contra febre amarela será produzida pelo Biomanguinhos/Fiocruz

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) assinou acordo com a americana Fraunhofer Center for Molecular Biotechnology (Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular) e iBio Inc para o desenvolvimento de uma nova vacina1 contra febre amarela2 no Brasil. O novo imunizante3 será ainda mais seguro e eficaz, com baixo índice de reações ou eventos adversos nos pacientes.

O novo imunobiológico será desenvolvido por meio de plataforma vegetal. Será usada na produção da vacina1 a Nicotiana benthamiana, espécie de tabaco cultivado por meio de hidroponia, em cujas folhas são colocados os genes que codificam a principal proteína do vírus4 que causa a febre amarela2

A cooperação permitirá ainda aliar a competência da Fraunhofer no desenvolvimento de vacinas de subunidades recombinantes com a alta capacitação de Biomanguinhos na produção e no controle de qualidade da vacina1 para febre amarela2.

A vacina1 contra a febre amarela2 utilizada hoje no país é produzida pelo Instituto com tecnologia 100%  brasileira, e desenvolvida a partir de uma estirpe viva atenuada 17DD do vírus4 da doença cultivada em ovos embrionados de galinha.

O Ministério da Saúde5, por meio do Programa Nacional de Imunização6, recomenda que a vacina1 seja aplicada a partir dos nove meses de vida, sendo importante o reforço a cada dez anos, especialmente para quem vive ou vai viajar para regiões endêmicas.

Fonte: Biomanguinhos/Fiocruz

NEWS.MED.BR, 2011. Nova vacina contra febre amarela será produzida pelo Biomanguinhos/Fiocruz. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/170757/nova-vacina-contra-febre-amarela-sera-produzida-pelo-biomanguinhos-fiocruz.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
3 Imunizante: Que ou o que imuniza; que faz ficar imune ou refratário a um agente patogênico ou a uma moléstia infecciosa.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Imunização: Processo mediante o qual se adquire, de forma natural ou artificial, a capacidade de defender-se perante uma determinada agressão bacteriana, viral ou parasitária. O exemplo mais comum de imunização é a vacinação contra diversas doenças (sarampo, coqueluche, gripe, etc.).
Gostou do artigo? Compartilhe!