Amitiza: aprovado pelo FDA o único tratamento disponível para a síndrome do intestino irritável com constipação
Aprovado, em 30 de abril de 2008, o único tratamento disponível para a síndrome1 do intestino irritável com constipação2 nos Estados Unidos. O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Amitiza (lubiprostone) para mulheres adultas com idade igual ou maior que 18 anos.
A segurança e a eficácia do Amitiza foram estabelecidas em dois estudos envolvendo 1154 pacientes diagnosticados com síndrome1 do intestino irritável com constipação2. A maioria dos pacientes estudados eram mulheres (apenas 8% eram homens). Alguns pacientes receberam o Amitiza e outros receberam placebo3. Após 12 semanas de seguimento, mais pacientes tratados com Amitiza relataram melhora moderada ou significativa dos sintomas4 apresentados do que os que receberam placebo3. A segurança do tratamento a longo prazo foi avaliada em um estudo em que todos os pacientes foram tratados com o Amitiza durante um período que variou de 9 a 13 meses.
A segurança do uso em homens não foi conclusiva e não foi liberada pelo FDA. O uso em crianças, grávidas, pacientes com diarréia5 severa ou com obstrução intestinal também não está aprovado. A segurança e a eficácia em pacientes com insuficiência renal6 ou hepática7 não foram estabelecidas.
O Amitiza, como outros medicamentos, pode apresentar efeitos colaterais8 que incluem náuseas9, diarréia5 e dor abdominal. Mais raramente, infecções10 do trato urinário11, boca12 seca, síncope13, edema14 periférico, dispnéia15 e palpitações16.
A medicação deve ser usada duas vezes ao dia, na dose de oito microgramas, juntamente com alimentos e água. Os médicos devem orientar o início e a necessidade de continuidade do uso desta medicação.
Seu uso também está aprovado para o tratamento da constipação2 idiopática17 crônica, mas a dose para esta indicação é de 24 microgramas duas vezes ao dia.
A síndrome1 do intestino irritável é caracterizada por desconforto abdominal recorrente e função intestinal anormal. O desconforto freqüentemente se inicia após a alimentação e desaparece após a evacuação. Os sintomas4 podem incluir cólicas18, distensão abdominal, constipação2, diarréia5 e uma sensação de evacuação incompleta. Tais sintomas4 podem atrapalhar as atividades rotineiras dos portadores desta desordem.
A síndrome1 do intestino irritável ocorre mais comumente em mulheres e em períodos de estresse emocional. Normalmente começa no final da adolescência ou início da vida adulta e raramente se inicia após os 50 anos de idade.
Fonte: FDA