Medicamentos fracionados já são realidade: baixe aqui a lista
Medicamentos fracionados são remédios fabricados em embalagens especiais e vendidos na medida exata que o paciente precisa. Por exemplo, se precisa tomar 4 comprimidos, não precisa mais comprar a caixa com 6. Agora, as farmácias e as drogarias de todo o Brasil poderão oferecer remédios na quantidade exata que o médico recomendou.
O objetivo do fracionamento é que os medicamentos sejam comprados apenas na quantidade necessária, reduzindo os gastos do paciente com o tratamento, assim como os riscos de intoxicação pelo consumo das sobras de remédios estocados em casa.
Para comprar medicamento fracionado, basta apresentar a receita em uma drogaria ou farmácia habilitada. O remédio será fracionado sob supervisão e responsabilidade do farmacêutico.
Vários remédios já são vendidos fracionados. É possível encontrar antibióticos, expectorantes, anti-hipertensivos, diuréticos1, inibidores de alfa-redutase, antilipêmicos e antiulcerosos. Em breve, muitos outros poderão ser comprados em frações. Medicamentos que não exigem receita também poderão ser fracionados.
A lista de medicamentos fracionados está sendo constantemente atualizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e corresponde a um resumo dos produtos e apresentações hoje registrados pela Anvisa.
A última atualização da versão disponível no final desta notícia foi em 17/5/06, às 17h.
Fonte: Anvisa
Complementos
lista_completa.pdf |