Gostou do artigo? Compartilhe!

ACAM-FLU-A : nova vacina que oferece proteção permanente contra vários sorotipos do vírus da gripe foi testada com sucesso

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Vacina1 com potencial de oferecer proteção permanente contra os diferentes sorotipos do vírus2 Influenza3 A, agente causal mais comum da gripe4 em todas as faixas etárias, foi testada com sucesso em cobaias. Os primeiros testes com humanos mostraram resultados positivos.


Produzida pela Acambis, empresa britânica de biotecnologia voltada para a prevenção de doenças infecciosas através do desenvolvimento de novas vacinas, a ACAM-FLU-A pode prevenir contra todas as formas do vírus2 Influenza3 A.


Até o momento, as vacinas disponíveis para a prevenção da gripe4 são anualmente alteradas devido à necessidade de modificar sua composição de acordo com as mutações constantes do vírus2 da gripe4. A nova vacina1, chamada de ACAM-FLU-A, ataca a proteína imutável M2, encontrada na superfície de todas as variantes do vírus2. Além de oferecer imunidade5 por um período mais longo, a vacina1 poderá ser produzida em qualquer época do ano e ser estocada antecipadamente a uma epidemia, potencialmente garantindo a proteção da população em casos de uma pandemia6 de gripe4.


A Acambis anunciou os bons resultados obtidos na fase 1 da trigem clínica conduzida com a vacina1 ACAM-FLU-A. A vacina1 se mostrou imunogênica e bem tolerada, com soroconversão de 90% dos participantes desta fase do estudo.

 

Fonte: Acambis

 

Leia também:

Informe-se sobre a gripe4 e a vacina1 que a previne

NEWS.MED.BR, 2008. ACAM-FLU-A : nova vacina que oferece proteção permanente contra vários sorotipos do vírus da gripe foi testada com sucesso. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/12456/acam-flu-a-nova-vacina-que-oferece-protecao-permanente-contra-varios-sorotipos-do-virus-da-gripe-foi-testada-com-sucesso.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
4 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
5 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
6 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
Gostou do artigo? Compartilhe!