Atalho: 6J22GGA
Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA aprova primeiro teste de HIV que pode ser feito em casa, sendo capaz de detectar o vírus em 92% dos casos de infecção

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o primeiro teste de HIV1 que pode ser realizado em casa. O OraQuick, fabricado pela OraSure Technologies, pode detectar anticorpos2 do vírus3 HIV1 (HIV1-1 e HIV1-2) a partir de uma amostra de saliva e fornecer resultados em 20 a 40 minutos. A previsão é de que o exame esteja disponível a partir de outubro de 2012 nos Estados Unidos.

Cerca de 1,2 milhões de pessoas nos EUA estão infectadas com o HIV1 e cerca de 20% dos infectados não sabem que são soropositivos, de acordo com informações do Centers For Disease Control and Prevention (CDC).

O resultado do novo teste não é definitivo ou absoluto, especialmente quando a exposição ao vírus3 tiver acontecido nos últimos três meses, sendo necessária a realização de um exame confirmatório posterior. A previsão dos estudos clínicos é que um em cada 12 testes realizados dará um resultado falso negativo e um em cada 5.000 testes fornecerá um resultado falso positivo. Mas o teste é uma alternativa para aquelas pessoas que não querem ir a uma clínica ou laboratório para serem testadas e outra opção para que os indivíduos, após fazerem o teste, procurem cuidados médicos, se for o caso.

Fonte: FDA

NEWS.MED.BR, 2012. FDA aprova primeiro teste de HIV que pode ser feito em casa, sendo capaz de detectar o vírus em 92% dos casos de infecção. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/307655/fda-aprova-primeiro-teste-de-hiv-que-pode-ser-feito-em-casa-sendo-capaz-de-detectar-o-virus-em-92-dos-casos-de-infeccao.htm>. Acesso em: 9 ago. 2020.

Complementos

1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
Gostou do artigo? Compartilhe!