Gostou do artigo? Compartilhe!

Femara: sem indicação aprovada, médicos estão prescrevendo para infertilidade. A Novartis adverte sobre os efeitos adversos.

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia


A Novartis Pharmaceuticals Corp. está alertando os profissionais de saúde1 para não usarem o Femara (letrozole) para ajudar mulheres com infertilidade2 a induzir ovulação3.

A Novartis encontrou 13 relatos de médicos individuais que prescreveram esta medicação para tratamento de infertilidade2 com o objetivo de induzir ovulação3. Este uso foi associado a dois casos de malformações4 fetais e dois casos de abortos espontâneos. Há quatro bebês5 que nasceram sem alterações, mas há pouca informação sobre os outros cinco casos.

A Novartis encoraja o uso do Femara seguindo as informações de prescrição para tratamento do câncer6 de mama7. A indicação para infertilidade2 não é aprovada pelo FDA e a Novartis nunca estimulou o seu uso para este fim.

Outras indicações do Femara estão sendo estudadas, como seu uso em mulheres com câncer6 de mama7 logo após realização de cirurgia para remover o tumor8. Mas aguardam o resultado de estudos.

Fonte: Reuters

NEWS.MED.BR, 2005. Femara: sem indicação aprovada, médicos estão prescrevendo para infertilidade. A Novartis adverte sobre os efeitos adversos.. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/921/femara-sem-indicacao-aprovada-medicos-estao-prescrevendo-para-infertilidade-a-novartis-adverte-sobre-os-efeitos-adversos.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.
3 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
4 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
5 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
7 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
8 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
Gostou do artigo? Compartilhe!