Atalho: 5RC9X42
Gostou do artigo? Compartilhe!

A ingestão de leite e antiácidos pode prejudicar a ação de medicamentos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O uso incorreto de qualquer medicamento pode trazer graves prejuízos à saúde1. Erros na prescrição e no uso são alguns dos principais problemas. Muitas pessoas, por exemplo, têm o costume de ingerir antiácidos2 antes de tomar remédios que irritam o estômago3. Esse hábito pode cortar totalmente o efeito do medicamento, pois a absorção do princípio ativo pode ser prejudicada.

Outro constume é a ingestão de leite com antibióticos, principalmente. O leite estimula a produção de sucos digestivos, fazendo com que várias drogas percam seus efeitos ao serem degradadas pelo suco gástrico. Além disso, leite contém cálcio, que pode promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química (quelação), reação comum entre essa bebida e a tetraciclina.


Efeitos do leite e antiácidos2 em alguns medicamentos:

- Antibióticos: Ampicilina e tetraciclina (diminuição do efeito antibacteriano pela redução de sua absorção);
- Contraceptivo oral: redução do efeito pela diminuição da absorção com uso especialmente de antiácidos2;
- Digoxina: redução da absorção com diminuição do efeito cardiotônico;
- Diazepam: redução da absorção com diminuição do efeito sedativo.

Todo medicamento deve ser tomado com um copo cheio de água, no horário correto e na dose certa.

NEWS.MED.BR, 2005. A ingestão de leite e antiácidos pode prejudicar a ação de medicamentos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/903/a-ingestao-de-leite-e-antiacidos-pode-prejudicar-a-acao-de-medicamentos.htm>. Acesso em: 21 nov. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
Gostou do artigo? Compartilhe!