O consumo moderado de álcool pode proteger contra a obesidade, segundo estudo da BMC Public Health
Recentes relatos publicados na BioMed Central Public Health sugerem que o uso de álcool possa ter um efeito protetor contra a obesidade1. A nova pesquisa estudou a associação entre a obesidade1 e o consumo de álcool na população adulta e não-tabagista dos Estados Unidos.
Participaram do Third National Health and Nutrition Examination Survey 8236 adultos americanos não-fumantes. O índice de massa corporal2 (IMC3) foi classificado em peso normal, sobrepeso4 e obesidade1. O consumo de álcool foi medido usando a história de ingestão, consumo de álcool em festas, quantidade de drinks por dia, freqüência de ingestão e a média do volume ingerido por semana.
A média do IMC3 nestes adultos não fumantes foi de 26,4. Aproximadamente 46% dos adultos ingerem álcool em pouca quantidade e de maneira regular, apresentando um IMC3 mais baixo quando comparados aos que não ingerem álcool. O índice de sobrepeso4 e obesidade1 foi significantemente maior entre os que ingerem bebidas em festas e aqueles que consomem quatro ou mais doses por dia.
Os resultados apontam para a continuidade dos estudos para analisar uma possível associação entre o consumo moderado de álcool e o controle de peso em adultos.