Gostou do artigo? Compartilhe!

O consumo moderado de álcool pode proteger contra a obesidade, segundo estudo da BMC Public Health

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Recentes relatos publicados na BioMed Central Public Health sugerem que o uso de álcool possa ter um efeito protetor contra a obesidade1. A nova pesquisa estudou a associação entre a obesidade1 e o consumo de álcool na população adulta e não-tabagista dos Estados Unidos.

Participaram do Third National Health and Nutrition Examination Survey 8236 adultos americanos não-fumantes. O índice de massa corporal2 (IMC3) foi classificado em peso normal, sobrepeso4 e obesidade1. O consumo de álcool foi medido usando a história de ingestão, consumo de álcool em festas, quantidade de drinks por dia, freqüência de ingestão e a média do volume ingerido por semana.

A média do IMC3 nestes adultos não fumantes foi de 26,4. Aproximadamente 46% dos adultos ingerem álcool em pouca quantidade e de maneira regular, apresentando um IMC3 mais baixo quando comparados aos que não ingerem álcool. O índice de sobrepeso4 e obesidade1 foi significantemente maior entre os que ingerem bebidas em festas e aqueles que consomem quatro ou mais doses por dia.

Os resultados apontam para a continuidade dos estudos para analisar uma possível associação entre o consumo moderado de álcool e o controle de peso em adultos.

Fonte: BioMed Central Public Health 2005, 5:126

NEWS.MED.BR, 2005. O consumo moderado de álcool pode proteger contra a obesidade, segundo estudo da BMC Public Health. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/853/o-consumo-moderado-de-alcool-pode-proteger-contra-a-obesidade-segundo-estudo-da-bmc-public-health.htm>. Acesso em: 23 jul. 2019.

Complementos

1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
Gostou do artigo? Compartilhe!