Gostou do artigo? Compartilhe!

Fatores associados ao ganho excessivo de peso na gestação: revisão da literatura

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pesquisadores do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, do Boston Medical Center, em Massachusetts, fizeram uma revisão da literatura para discutir os fatores associados ao ganho excessivo de peso durante a gestação com o objetivo de identificar alvos de intervenções futuras.

O excesso de ganho de peso gestacional (EGPG) coloca as mulheres em maior risco de complicações durante a gravidez1 e também aumenta a probabilidade de que elas permaneçam acima do peso após a gestação. O Instituto de Medicina (IOM) recomendou diretrizes de ganho de peso com base no índice de massa corporal2 (IMC3) pré-gravidez1, mas as estratégias baseadas em evidências para alcançar essas metas são limitadas.

A pesquisa foi realizada utilizando o banco de dados PubMed para identificar todos os periódicos de língua4 inglesa, publicados entre 1995 e 2014, com dados relativos ao ganho de peso excessivo durante a gravidez1. Os trabalhos foram agrupados por tema: IMC3 pré-concepção5, fatores sociodemográficos, dieta e exercício, características psicossociais e tipo de assistência pré-natal.

Os estudos mostraram que as mulheres que estavam com sobrepeso6 ou obesas no momento da concepção5 tinham maior risco de ganhar peso excessivamente durante a gravidez1 e que o aumento da atividade física protege contra este ganho excessivo. Estudos sobre dieta e características sociodemográficas foram inconclusivos. Os fatores psicológicos, especificamente percepções precisas do IMC3, também parecem desempenhar um papel no EGPG.

O IMC3 pré-concepção5 é mais fortemente associado ao EGPG, indicando que um peso saudável ao longo da vida adulta pode ser especialmente importante em períodos de mudança esperada no peso corporal, tais como na gravidez1. Para diminuir o EGPG, os profissionais de saúde7 devem se concentrar em melhorar o IMC3 antes da concepção5 através de aconselhamento adequado sobre alimentação saudável e aumento de atividade física, bem como encorajar as mulheres grávidas a continuar a fazer exercício moderado durante a gestação, quando apropriado.

Fonte: Global Advances in Health and Medicine, volume 5, número 1, de janeiro de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Fatores associados ao ganho excessivo de peso na gestação: revisão da literatura. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/828399/fatores-associados-ao-ganho-excessivo-de-peso-na-gestacao-revisao-da-literatura.htm>. Acesso em: 13 nov. 2019.

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Língua:
5 Concepção: O início da gravidez.
6 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!