Gostou do artigo? Compartilhe!

Dieta rica em açúcar e carboidratos pode aumentar risco de câncer de pulmão

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A glicemia1 pós-prandial e a resistência à insulina2 desempenham um papel importante na carcinogênese. Em trabalho publicado pelo periódico Cancer3 Epidemiology, Biomarkers & Prevention foi avaliada a associação entre o índice alimentar glicêmico (IG), a carga glicêmica (CG), os marcadores de ingestão de carboidratos, a glicemia pós-prandial4 (PPG) e o risco de câncer3 de pulmão5 em brancos não-hispânicos. 

A carga glicêmica (CG) e o índice glicêmico (IG) foram avaliados em 1.905 novos casos diagnosticados de câncer3 de pulmão5 em pacientes do University of Texas MD Anderson Cancer3 Center e 2.413 controles saudáveis da Kelsey-Seybold Clinics. Foram avaliadas as associações entre os quintis de IG/CG e o risco de câncer3 de pulmão5 e modificação de efeito por vários fatores de risco.

Observou-se uma associação significativa entre o IG e o risco de câncer3 de pulmão5, principalmente entre aqueles que nunca haviam fumado, aqueles com carcinoma6 de células7 escamosas e aqueles com menos de 12 anos de escolaridade.

Este estudo sugere que o índice glicêmico da dieta e outros fatores de risco para o câncer3 de pulmão5 podem, em conjunto e de forma independente, influenciar a etiologia8 do câncer3 de pulmão5.

 

Fonte: Cancer3 Epidemiology, Biomarkers & Prevention, de março de 2016

NEWS.MED.BR, 2016. Dieta rica em açúcar e carboidratos pode aumentar risco de câncer de pulmão. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/821209/dieta-rica-em-acucar-e-carboidratos-pode-aumentar-risco-de-cancer-de-pulmao.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.

Complementos

1 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
2 Resistência à insulina: Inabilidade do corpo para responder e usar a insulina produzida. A resistência à insulina pode estar relacionada à obesidade, hipertensão e altos níveis de colesterol no sangue.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Glicemia pós-prandial: Teste de glicose feito entre 1 a 2 horas após refeição.
5 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
6 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
7 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
8 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
Gostou do artigo? Compartilhe!