Gostou do artigo? Compartilhe!

Spray nasal de dipropionato de beclometasona a 80 µg/dia é seguro e eficaz para crianças com rinite alérgica perene

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O dipropionato de beclometasona (BDP) aerossol nasal (não-aquoso) está aprovado para o manejo da rinite1 alérgica sazonal e perene (RAP) em adolescentes e adultos. Com o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança do aerossol nasal de BDP a 80 µg/dia em crianças com RAP, foi realizado um trabalho publicado pelo periódico Annals of Allergy, Asthma & Immunology.

O ensaio clínico de fase 3, com duração de 12 semanas, duplo-cego, controlado por placebo2, com grupos paralelos aleatorizados de 547 crianças (4 a 11 anos de idade) com rinite1 alérgica perene, em uso de aerossol nasal, uma vez por dia, de dipropionato de beclometasona a 80 µg/dia ou placebo2. O desfecho primário foi a alteração em relação à linha de base da pontuação média de sintomas3 refletivos nasais totais (rTNSS), pela manhã e à noite, durante as primeiras seis semanas de tratamento em pacientes de 6 a 11 anos de idade. Alterações em relação à linha de base na média dos sintomas3 instantâneos nasais totais (iTNSS), pela manhã e à noite, em crianças de 6 a 11 anos de idade e a média de rTNSS e iTNSS em crianças de 4 a 11 anos de idade foram avaliados durante as primeiras seis semanas de tratamento.

As melhorias foram significativamente maiores com o uso de aerossol nasal de BDP do que com placebo2 durante as primeiras seis semanas de tratamento, em crianças de 6 a 11 anos de idade e também em pacientes de 4 a 11 anos que receberam aerossol nasal de BDP do que placebo2 durante as primeiras seis semanas de tratamento. Melhorias semelhantes foram observadas durante doze semanas de tratamento. O perfil de segurança do aerossol nasal de BDP foi comparável ao do placebo2.

As conclusões mostram que o aerossol nasal de BDP a 80 µg/dia, em crianças de 4 a 11 anos de idade, foi bem tolerado e eficaz no controle dos sintomas3 nasais da rinite1 alérgica perene.

Fonte: Annals of Allergy, Asthma & Immunology, volume 115, número 2, de agosto de 2015

NEWS.MED.BR, 2015. Spray nasal de dipropionato de beclometasona a 80 µg/dia é seguro e eficaz para crianças com rinite alérgica perene. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/800934/spray-nasal-de-dipropionato-de-beclometasona-a-80-g-dia-e-seguro-e-eficaz-para-criancas-com-rinite-alergica-perene.htm>. Acesso em: 23 set. 2019.

Complementos

1 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
Gostou do artigo? Compartilhe!