Atalho: 5G0HDUY
Gostou do artigo? Compartilhe!

TRH transdérmica com baixa dose de estrogênio não aumenta risco de derrame, de acordo com artigo publicado no BMJ

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Estudo caso-controle, publicado no British Medical Journal (BMJ), relata que o uso de terapia de reprosição hormonal (TRH) por via transdérmica e com baixa dose de estrogênio não parece aumentar o risco de derrame1, quando comparada à TRH por via oral.

Mulheres na pós-menopausa2, com idades entre 59-70 anos, participaram do estudo ao longo de quase 20 anos. A exposição à TRH foi categorizada em quatro grupos: uso somente de estrogênio, estrogênio mais progesterona, apenas progesterona ou tibolona. O uso de estrogênio como monoterapia foi subdivido futuramente de acordo com a via de administração (oral ou transdérmica) e a dose (baixa ou alta) utilizada.

As taxas de acidente vascular cerebral3 (derrame1) foram associadas ao uso corrente de TRH transdérmica ou oral e comparadas ao não uso destas medicações.

O risco de derrame1 não aumentou com o uso de TRH transdérmica com baixa dose de estrogênio comparado ao não uso da medicação, mas ele está aumentado para o uso de TRH transdérmica com alta dose de estrogênio. Usuárias de TRH por via oral têm um risco maior de derrame1, com doses baixas ou altas de estrogênio e associadas ou não à progesterona, em relação às não usuárias.

Fonte: BMJ de 3 June 2010

NEWS.MED.BR, 2010. TRH transdérmica com baixa dose de estrogênio não aumenta risco de derrame, de acordo com artigo publicado no BMJ. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/59824/trh-transdermica-com-baixa-dose-de-estrogenio-nao-aumenta-risco-de-derrame-de-acordo-com-artigo-publicado-no-bmj.htm>. Acesso em: 29 mar. 2020.

Complementos

1 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
Gostou do artigo? Compartilhe!